O Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque recebeu na quinta-feira, 21 de agosto, a visita de 15 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, eles conheceram a história do clube, que é um dos mais antigos do Brasil, e sua estrutura.
A coordenadora pedagógica do EJA Brusque, Daniela Horr Martins, explica que a visita teve o objetivo de oportunizar novos saberes e vivências, promovendo a valorização da cultura e da história.
“Valorizar a cultura local é fundamental, e a visita foi ainda mais significativa, pois muitos de nossos alunos ainda não sabem ler e escrever e não tiveram a oportunidade de conhecer espaços como clubes ou teatros. Por isso, a escola tem buscado oferecer momentos que, além de promoverem conhecimento, proporcionem diversão, integração e novas vivências”, diz.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de jogar bolão e também participaram de uma demonstração do tiro de carabina apoiada e tiro de pressão. “Eles ficaram encantados e vibraram ao derrubar os pinos. Cada conquista foi motivo de grande satisfação”, destaca a coordenadora.
Daniela afirma que a oportunidade de conhecer o clube representou algo especial para os alunos, que são pessoas simples e, diariamente, enfrentam jornadas de trabalho exaustivas. A visita rompeu a rotina e abriu novas oportunidades.
“Esse é, de fato, o grande objetivo da escola: promover aprendizagens por meio de experiências significativas, que ampliem horizontes e façam sentido para a vida dos alunos. Assim, poderão compartilhar essas descobertas com suas famílias, fortalecendo ainda mais seus vínculos e repertórios culturais”.
Os alunos que participaram da visita fazem parte de três comunidades que possuem turma de alfabetização do EJA Brusque: Limeira, com a professora Jacione Longuinho da Silva; Paquetá, com a professora Cilene Gomes da Silva Vilaça e Steffen, com a professora Ana Paula de Souza.
O grupo foi recepcionado pela secretária do clube, Naira Simas Kock, que conduziu a visita pelo salão social, canchas de bolão, piscina térmica e pelo estande de tiro do clube.
“É muito importante que as pessoas conheçam a história do clube. Muitos são naturais de Brusque e ainda não conheciam a nossa estrutura, também havia pessoas que nasceram em outros estados e agora também estão sabendo um pouco mais sobre nossa cultura”.
O vice-presidente do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, Pedro Adolfo Ohlweiler, também destacou a importância da visita. “Foi uma enorme satisfação recebê-los para conhecer as dependências do clube. Somos um patrimônio cultural, aqui ainda são praticados esportes que vieram com os imigrantes, então foi um momento de troca cultural com os estudantes. Agradecemos a presença dos alunos do EJA e nosso clube está de portas abertas para receber escolas e a comunidade em geral”.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação