Brusque viveu neste sábado (31) um momento simbólico para a mobilidade e a prevenção de cheias no município. A Prefeitura realizou a liberação do Lote 2 da nova Beira Rio, na margem esquerda, em um evento que reuniu autoridades, comunidade e cerca de 600 motociclistas em uma grande motociata que percorreu diversos pontos da cidade até o bairro Rio Branco, onde ocorreu o ato oficial.
A obra faz parte do programa Brusque 2030: Desenvolvimento Urbano e Sustentável e corresponde à ampliação do canal extravasor da Beira Rio, no sentido do bairro Rio Branco. O trecho liberado tem 1.984 metros de extensão, iniciando nas proximidades da Rua Ernesto Bianchini e seguindo até a região da Ponte Germano Schaefer.
Durante a cerimônia, o prefeito André Vechi ressaltou a dimensão da entrega. “Estamos liberando o segundo lote de uma obra de extrema importância para Brusque. Somando os dois trechos, são cerca de sete quilômetros que ajudam muito a cidade, principalmente na mobilidade”, afirmou.
A nova via vai ajudar a desafogar o trânsito da região central e criando um novo acesso direto entre os bairros Maluche, Guarani e Rio Branco, funcionando como rota alternativa.
Vechi também destacou o papel duplo da estrutura. “Além de ser uma via que tira o trânsito da rodovia e facilita o acesso de bairros como Rio Branco e Dom Joaquim ao Centro, a Beira Rio também funciona como canal extravasor, preparada para quando o rio sair da calha e evitar que a água invada casas e comércios”, completou.
O Lote 2 integra o sistema de macrodrenagem urbana, projetado para reduzir o risco de enchentes e alagamentos, controlar o escoamento das águas do rio e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. A intervenção contribui para a segurança e a qualidade de vida da população.
A motociata que marcou a liberação foi realizada em parceria com o Brusque Custom Day. O grupo saiu em comboio por diferentes regiões da cidade e seguiu até a Ponte do Pilolo, no Rio Branco, onde ocorreu o ato simbólico de abertura do trecho.
“Hoje é um dia muito importante para Brusque. Com essa nova obra, quem ganha é o brusquense. Ela foi pensada para desafogar o trânsito em pontos estratégicos da cidade e também servirá como canal extravasor em caso de cheias”, finaliza o vice-prefeito, Deco Batisti.
















