Está sendo realizada nesta segunda-feira (28) a limpeza da vala no bairro São Luiz, com o objetivo de manter a eficiência do sistema de drenagem e prevenir alagamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Um dos principais pontos de atenção é a área localizada ao lado da Capela Cristo Rei. Nesse local, está sendo feita a limpeza da calha onde desembocam dois ribeirões: um que vem da Rua São Pedro e outro que atravessa o bairro São Luiz. Ambos os cursos d’água deságuam em uma grande calha de concreto existente na região, que direciona o fluxo de água até as proximidades do Haras Fischer.
A limpeza de valas é realizada de forma rotineira, garantindo a manutenção da vazão natural dos rios. O trabalho inclui a retirada de areia, sedimentos acumulados (bancos de areia) e da vegetação que cresce no leito, fatores que podem obstruir o fluxo da água.
Esse serviço é fundamental para evitar transbordamentos e outros transtornos em dias de chuva. “A limpeza das valas é um trabalho essencial para mantermos a cidade segura e preparada para as chuvas”, comentou o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.
“Nosso objetivo é garantir que o fluxo das águas aconteça de forma adequada, evitando danos e transtornos para a população. Seguimos atentos e comprometidos com a manutenção da nossa infraestrutura”, garantiu Ivan.