A comitiva oficial de Brusque na Alemanha esteve nesta sexta-feira (29) no município de Graben-Neudorf, onde puderam conhecer o trabalho feito na cidade relativo ao processo imigratório, visto que esta foi uma localidade que recebeu um grande número de refugiados nos últimos anos.
Por essa razão, foi explicado como questões como habitação e geração de emprego foram contornadas, ressaltando a realidade de um país altamente desenvolvido.
Até que chegou o momento em que os alemães questionaram a comitiva brusquense a respeito do trabalho que é feito em Brusque de positivo e um “case” apresentado foi relativo à Atenção Básica de Saúde, algo inexistente na Alemanha e que causou uma surpresa muito positiva aos alemães.
Após este encontro, a comitiva visitou uma cooperativa de energias renováveis, que trabalha com fontes eólicas e solares, entre outras. A cooperativa, inclusive, manifestou o interesse de se instalar em Brusque com o intuito de disseminar essa política de energia limpa e renovável.
“Isso traz uma redução de custo muito grande, seja para residências, indústrias, comércio, enfim, para todo mundo que puder investir e ter esse retorno a médio prazo”, afirmou o prefeito de Brusque, André Vechi.
Na última visita desta sexta-feira, a comitiva brusquense conheceu a Klima Arena, uma grande estrutura financiada por um banco local, onde estiveram ainda em um parque sensorial. “Tivemos uma agenda muito bacana com toda essa estrutura toda sustentável, é claro, e a cada visita que a gente vai, a gente consegue aprender muito sobre o local, sobre a estrutura e pegar algum detalhe ou outro para replicar futuramente na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.