Na quinta-feira (28), a comitiva da 38ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) encerrou sua agenda de compromissos em Brasília, onde esteve para divulgar a festa e estabelecer parcerias.
A programação iniciou na terça-feira (26), com uma visita à Embaixada da República Federal da Alemanha. O grupo foi recebido pelo vice-embaixador Wolfgang Bindseil, ocasião em que foi apresentada a história da Fenarreco, feito o convite oficial para a próxima edição e destacadas as tradições alemãs que Brusque preserva, bem como suas particularidades culturais ligadas ao país germânico.
A convite do senador Esperidião Amin, o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, a diretora-geral de Turismo, Juliana da Silva, e a realeza da festa também tiveram a oportunidade de apresentar a Fenarreco em uma sessão no plenário do Senado Federal.
Na quarta-feira (27), a agenda seguiu com um café da manhã na Câmara dos Deputados, reunindo a bancada catarinense de deputados e senadores. A senadora brusquense Ivete da Silveira ressaltou a importância da festa. “A Fenarreco é muito tradicional, uma festa linda e familiar. Todos devem visitar Brusque, uma cidade encantadora que recebe todos de braços abertos”, destacou.
Ainda pela manhã, a comitiva esteve no Ministério do Turismo, onde foi recebida pela assessora parlamentar Thais Medeiros. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de captação de recursos e apresentadas as demandas do setor turístico do município. À tarde, a visita foi ao Ministério da Cultura, em reunião com a ministra Margareth Menezes, para tratar de programas de incentivo cultural.
Na quinta-feira (28), além de visitas a gabinetes parlamentares, a agenda foi concluída na Embaixada da República da Polônia, onde a comitiva foi recebida pelo embaixador Andrzej Cieszkowski.
Para a diretora-geral de Turismo, Juliana da Silva, a agenda em Brasília foi fundamental para dar visibilidade à festa. “A Fenarreco é um patrimônio cultural de Brusque e precisa estar em evidência também a nível nacional. Essas agendas foram importantes para estreitar laços, buscar apoio e mostrar a força que o turismo tem para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.