Representantes do setor têxtil de Brusque e região participaram, nos dias 29 e 30 de outubro, do Congresso Internacional ABIT 2025, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A comitiva foi formada por empresários e dirigentes do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), além de associados das duas entidades.
Em sua décima edição, o evento – considerado o maior encontro da cadeia têxtil e de confecção do país – reuniu empresários, especialistas, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo para discutir o tema “Produtividade como Catalisador do Crescimento e Prosperidade”. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) desde 2016, o congresso vem se consolidando como um espaço estratégico para reflexão sobre o futuro da indústria brasileira.
Para o presidente do SIFITEC, Marcus Schlösser, o tema central do congresso é especialmente relevante diante das mudanças e desafios enfrentados pela cadeia produtiva têxtil catarinense.
“O tema produtividade foi muito pertinente e muito bem escolhido. É um tema vital no momento, no meio de tantas mudanças, eu diria até ameaças, principalmente para o setor têxtil. A cadeia têxtil de Santa Catarina é ainda mais impactada pelo nosso modelo, extremamente dependente de serviços, que serão diretamente afetados pela Reforma Tributária. Então, é uma luz que vem. Não sei se é o fim do túnel ou não, mas é, ao menos, um grande alerta de que devemos retomar esse tema. O assunto foi abordado com excelência por várias vertentes e possibilidades”, destacou o presidente.
A presidente do SINDIVEST, Patrícia Conti, também ressaltou a relevância do evento e a qualidade dos debates, especialmente no que diz respeito à integração entre produtividade e tecnologia.
“A inteligência artificial foi muito abordada como propulsora para dentro das empresas, mostrando como essa tecnologia pode ser incorporada de forma positiva. A IA vem para somar com a produtividade, sem causar danos às pessoas, mas ampliando as possibilidades e o alcance da nossa cadeia têxtil. Houve também um painel muito interessante sobre RHs, com participações de grandes empresas e falas muito positivas sobre inovação. Agradecemos à ABIT por esses momentos esclarecedores”, afirmou.
Painel
Entre os participantes da comitiva, esteve também o empresário Renan Wernz Tolotti, da Arrazantty, associado ao SINDIVEST, que participou como convidado do painel “Investimentos Estratégicos para Aumento de Produtividade”.
“Ser convidado para contar parte da minha história a um seleto grupo de empresários e entidades setoriais foi incrível. Os investimentos estratégicos da Arrazantty estão alinhados com toda a pauta do congresso – produtividade como catalisador do crescimento e prosperidade. Em geral, a digitalização de processos, a rastreabilidade, a redução de lead time, bem como a sustentabilidade, foram ganhos obtidos através desses investimentos”, relatou.
Renan destacou ainda a relevância do congresso para a reflexão e evolução do setor. “Eu frequento anualmente o Congresso Internacional ABIT desde 2022 e, ano após ano, o evento vem elevando o nível das conversas, bem como provocando reflexões sobre temas sensíveis ao setor. Sem dúvida, o congresso é um encontro rico para repensar, melhorar e inovar nossas empresas e nosso setor, que é tão tradicional”, avaliou.
A presença da comitiva de Brusque reforçou a importância das entidades regionais nas discussões de âmbito nacional. “Tanto o SIFITEC quanto o SINDIVEST vêm participando ativamente de agendas e fóruns que visam o fortalecimento da indústria catarinense e a defesa de políticas que garantam isonomia competitiva frente à concorrência global”, completou presidente do SIFITEC, Marcus Schlösser.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Amplitude Comunicação
															








								
								
								
								





