Publicidade

Comunicado: vacina contra dengue estará disponível para Agentes de Combate às Endemias

Nesta etapa, também serão contemplados profissionais que atuam nas Unidade de Saúde

Fonte: Fotos: Divulgação/Prefeitura de Brusque

Publicidade

O Ministério da Saúde estabeleceu como grupo prioritário para o recebimento da vacina contra a dengue os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde que exercem atividades assistenciais e ações de prevenção nos territórios.

Em razão da disponibilidade inicial limitada de doses enviadas ao município, foi definida como estratégia inicial a vacinação dos Agentes de Combate às Endemias, considerando que esses profissionais atuam diariamente em campo e apresentam maior exposição ao risco de contaminação durante o exercício de suas funções.

A definição seguiu critérios técnicos e epidemiológicos, com base no mapeamento de focos ativos da doença, que identifica áreas com maior risco de transmissão. Nesta etapa, também serão contemplados profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em territórios classificados como prioritários, conforme o maior número de focos registrados. Neste momento, estagiários e acadêmicos ainda não serão incluídos na estratégia.

A ampliação da vacinação para os demais profissionais da Atenção Primária à Saúde ocorrerá de forma gradativa, conforme o recebimento de novas doses pelo município. Após a conclusão dessa etapa, a vacinação será estendida à população com idade entre 15 e 59 anos, seguindo escalonamento por faixa etária, do grupo mais velho para o mais jovem.

A vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos permanece disponível nas UBS que possuem sala de vacina.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.