A Comunidade Cristo Rei, no bairro São Luiz, celebra neste mês um marco especial: os 50 anos de sua fundação. Criada em 18 de outubro de 1975, a comunidade nasceu do desejo de Mario e Helena Zimmermann em construir uma capela para os moradores da região. A iniciativa contou com o apoio do então vigário, padre Henrique Boing, e de cerca de 200 famílias, que se uniram para transformar o sonho em realidade.
“As primeiras missas eram realizadas no campo do São Luiz Esporte Clube, onde hoje está a Casa de Retiro Padre Dehon. O padre João da Cruz foi um grande incentivador da ideia”, relembra o coordenador da comunidade, Edson Habitzreuter. Segundo ele, o nome do padroeiro foi escolhido por votação entre os moradores.
Com o tempo, a fé e o empenho dos fiéis se materializaram em conquistas concretas. Uma comissão foi formada para arrecadar fundos para a compra do terreno, e logo um galpão de madeira, medindo 3×6 metros, foi erguido em mutirão. A imagem de Cristo Rei veio de São Paulo e foi recebida com festa no primeiro festejo de Cristo Rei, em novembro de 1976.
A pedra fundamental da capela foi lançada em março de 1979, e, ainda no mesmo ano, os fiéis celebraram a primeira missa dentro do novo espaço, mesmo inacabado. “Os sinos foram doados pelo senhor Paulo Bauer, e os bancos, pelas famílias da comunidade. Cada detalhe tem um pouco da nossa história e da dedicação do nosso povo”, destaca Edson.
Na década de 1980, a comunidade ampliou o espaço, construindo salas de alvenaria para catequese, reuniões e confraternizações. Desde então, a capela tem sido palco de momentos que unem fé, convivência e solidariedade. “Realizamos diversas atividades que fortalecem nossos laços e mantêm viva a chama da fé, como o Clube de Mães, o grupo de idosos, o Apostolado da Oração, o Terço dos Homens e das Mulheres, o coral e as festas comunitárias”, afirma o coordenador.
Atualmente, a Comunidade Cristo Rei acolhe cerca de 470 fiéis e conta com uma estrutura ativa de grupos e pastorais: 162 crianças participam da catequese, 92 idosos integram o clube da terceira idade, e 90 voluntários colaboram nas diversas pastorais. “Contar a história da nossa igreja é contar também a história de cada família que aqui viveu e ajudou a construir essa comunidade. Se chegamos aos 50 anos, é porque seguimos unidos e fiéis a um Cristo que reina entre nós”, completa Edson.
Para marcar o Jubileu de Ouro, a comunidade preparou uma programação especial que inicia na quarta-feira, 15 de outubro, e segue até o sábado, 18, com missas, venda de lanches e confraternização. O ponto alto será a missa solene no dia 18, às 19h, presidida pelo pároco, padre Helio Feuser, seguida de um singelo café comunitário e roda da fortuna.
Programação
Quarta-feira, 15 de outubro
19h30 – missa com o padre Anísio Schwirkowski
16h – venda de cachorro-quente
Quinta-feira, 16 de outubro
19h30 – missa com os padres Rubens Rieg e Osvaldo Rech
16h – venda de cachorro-quente
Sexta-feira, 17 de outubro
19h30 – missa com padre Rodrigo Tascheck
16h – venda de pão com bolinho
Sábado, 18 de outubro
19h – missa solene com o pároco, padre Helio Feuser
comemoração com café para a comunidade e roda da fortuna