A Câmara de Vereadores de Botuverá realizou, na terça-feira, 11 de novembro, Sessão Ordinária. Estiveram presentes na sessão o grupo de pais, amigos e profissionais em prol da causa autista e neurodivergente de Botuverá, representado pelos Senhores Ronimar Fachini e Felipe Voguel. Durante o encontro, eles realizaram um importante trabalho de esclarecimento e conscientização da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) — uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento do cérebro e pode gerar desafios na interação social, na comunicação e no comportamento.
Reiteraram a importância da criação de uma associação para oferecer mais acolhimento, conhecimento e informação a familiares, cuidadores, educadores e profissionais de saúde. A iniciativa consiste, principalmente, na capacidade de unir forças, compartilhar experiências e defender interesses coletivos de forma organizada e legal, além de ofertar terapias e tratamentos necessários para o desenvolvimento das pessoas autistas.
Para isso, os representantes fizeram um convite para que a população compareça à palestra promovida pela AMA Brusque, que dará início à criação de uma associação de apoio às pessoas autistas no município. A palestra será realizada no Centro de Convivência de Botuverá, no dia 13 de novembro, a partir das 19h.
Confira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal:
O vereador Kaiky Luiz Foster solicitou ao Executivo o conserto da iluminação pública na Rua João Assini, em toda a sua extensão; o conserto da ponte que dá acesso à residência do senhor Natal Werner, na localidade do Sessenta; a instalação de uma lixeira comunitária na Rua João Assini; e o conserto da iluminação pública nas proximidades da residência do senhor Elias Bezel, na localidade de Pedras Grandes.
A vereadora Maiara Luise Colombi solicitou ao Executivo que o caminhão de lixo realize a coleta na Rua João Bonomini de acordo com a rota pré-estabelecida, pois há reclamações de que o caminhão não está seguindo o trajeto nem os dias agendados para o recolhimento.
O vereador Luiz Fernando da Silva solicitou ao Executivo a realização de serviços de limpeza das calçadas localizadas na Rua da Gabiroba, com o objetivo de garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança aos pedestres.
O vereador Genesio Martinenghi solicitou ao Executivo a instalação de uma lixeira comunitária na Rua Onório Comandolli, a fim de atender à demanda dos moradores quanto ao correto recolhimento e armazenamento do lixo doméstico no centro da cidade.
O vereador Kaiky Luiz Foster solicitou Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Ricardo Rescarolli.
ORDEM DO DIA
Aprovado em segunda votação Projeto de Lei N.º 34/2025, que altera a Lei nº 1.212, de 02 de maio de 2013, que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e dá outras providências.
Aprovado em primeira votação Projeto de Lei N.º 33/2025, queinstitui o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, e dá outras providências.
Aprovada Emenda Aditiva N.º 01/2025 ao Projeto de Lei N.º 26/2025, que acrescenta o inciso IV ao art. 2º do Projeto de Lei Ordinária nº 26/2025, que institui e regulamenta a Assistência Médica Veterinária no âmbito do Município de Botuverá e dá outras providências.
Aprovada Emenda Supressiva N.º 02/2025 ao Projeto de Lei N.º 26/2025, que suprime dispositivos do Projeto de Lei Ordinária nº 0026/2025, que institui e regulamenta a Assistência Médica Veterinária no âmbito do Município de Botuverá e dá outras providências.
Aprovada Emenda Aditiva N.º 12/2025 ao Projeto de Lei N.º 05/2025, que acrescenta parágrafo único ao art. 5º do Projeto de Lei nº 05/2025, na qual cria exceção à regra geral em casos excepcionais.
Aprovada Moção N.º 39/2025, de autoria do vereador Kaiky Luiz Foster.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Botuverá
















