Na manhã de 10 de janeiro, o Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou sua primeira reunião de 2026. O evento, promovido na Sociedade Esportiva Bandeirante, reuniu os coordenadores e vice-coordenadores dos Núcleos Setoriais da entidade. Na oportunidade, foi apresentado o planejamento estratégico do ano e o resultado da pesquisa de satisfação feita em 2025. Além disso, o gerente regional do Sebrae/SC, Aloísio Salomon, apresentou os serviços da entidade e possíveis futuras parcerias.
“O principal destaque desse encontro é que o Conselho de Núcleos reúne pessoas engajadas, que vivem e fazem o associativismo acontecer. A ACIBr conta atualmente com 29 núcleos, e essa reunião é a que abre oficialmente os trabalhos. Optamos por trazer todos para um ambiente diferente, proporcionando uma experiência com café da manhã e almoço, além de um espaço aberto para dar voz e oportunidade a cada núcleo. Foi um momento de muita troca, aprendizado e geração de ideias, em parceria com o Sebrae”, destacou a diretora de Núcleos da ACIBr, Daiane Rossano.
Segundo ela, a manhã foi extremamente produtiva com a apresentação do planejamento do Conselho de Núcleos para 2026, construído com base em uma pesquisa e em um relatório que contou com a participação de todos os nucleados no final do ano anterior. “Isso nos permitiu iniciar 2026 de forma organizada, bem pensada e articulada. Foi um encontro muito participativo, dinâmico e interativo”, afirmou.
Pitch dos Núcleos
Durante o encontro, cada coordenador teve um momento para apresentar as principais ações e o que pretende desenvolver ao longo do ano. “O Sebrae esteve conosco justamente para estreitar esse relacionamento, oferecendo capacitações, visitas e apoiando financeiramente boa parte dos projetos e ideias apresentadas”, comentou Daiane.
Além de avaliar futuras parcerias, o gerente regional do Sebrae/SC, Aloísio Salomon, apresentou alguns serviços que a entidade possui. “O principal para nós é escutar o que os Núcleos têm previsto em seus planejamentos estratégicos e, a partir disso, verificar a aderência das ações do Sebrae/SC. Nosso foco é fortalecer a parceria, não apenas com a ACIBr, mas também diretamente com os Núcleos. Por isso, é fundamental ouvir o que eles pretendem desenvolver em 2026”, explicou.
Ele avalia o encontro positivamente para ambos os lados. “Foi muito salutar esse momento de escuta. Muitas das propostas apresentadas têm total aderência às ações que já temos previstas para este ano. Outras podem ser amadurecidas para os próximos ciclos. Nosso grande ganho foi justamente compreender o que eles planejam realizar e, com base nisso, alinhar e atrelar as nossas ações”, completou.
Ganho para os Núcleos
Para o coordenador do Núcleo de E-commerce, Jerônimo Silva, o encontro foi essencial para alinhar visões e fortalecer a união entre as empresas da região. “Reunir todos os Núcleos é fundamental para entender diferentes perspectivas e somar forças. Quando ampliamos o olhar para além do nosso próprio negócio e pensamos também nas cidades vizinhas, fortalecemos o desenvolvimento regional. Acredito que este será um ano promissor justamente por essa união. O planejamento do Conselho de Núcleos contribui muito para nós, coordenadores, ao trazer novas ideias e reforçar a importância do associativismo em prol do coletivo”, ressaltou.
Da mesma forma fala a coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, Rosane Hining. Ela comenta que seu grupo é novo e estar com demais coordenadores agrega muito. “Para mim, é uma novidade e uma nova experiência. Esta manhã foi uma troca maravilhosa de conhecimento, que agregou muito para todos os coordenadores presentes. Espero que venham mais encontros como este, pois são fundamentais para gerar bons frutos. Vou levar tudo o que foi compartilhado para o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, que se reúne ainda nesta semana, para fortalecer o planejamento, atrair novos nucleados e novas empresas, e ampliar essa partilha de conhecimento”, finalizou.
















