Publicidade

Conselho Municipal de Política Cultural lança edital para eleição de membros para novo mandato

Período para inscrições inicia dia de 12 de agosto

Publicidade

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) lançou, esta semana, o edital que regulamenta a eleição dos novos representantes da sociedade civil para o biênio 2025–2027. A principal novidade desta edição é a reestruturação dos segmentos culturais representados no conselho, que passa a contemplar uma divisão mais ampla e atualizada das áreas culturais do município.

O edital define as regras para inscrição de candidaturas e o processo de votação, que será realizado de forma aberta e democrática a partir das 19h, do dia 12 de agosto de 2025. Podem participar artistas, produtores, agentes culturais, representantes de coletivos, instituições e demais trabalhadores da cultura residentes em Brusque e atuantes nos segmentos previstas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Fundação Cultural e encaminhar a documentação até o dia 12 de agosto, às 12h conforme orientações do edital.

Dentre a documentação a ser encaminhada, os interessados em se candidatar deverão escrever um ofício ou carta de intenção, descrevendo seu interesse em concorrer a uma vaga como representante de um segmento junto ao CMPC. Além disso, para os representantes das escolas de arte, instituições de ensino ou entidades, que terão direito a apenas um voto referente à instituição que representam, deverão apresentar ainda um ofício da entidade o indicando como candidato a conselheiro ou designando poderes a seu representante para votar em nome da entidade.

A reformulação dos segmentos foi construída com base em escutas realizadas junto à comunidade cultural durante o processo de elaboração da lei do Sistema Municipal de Cultura (Lei nº 4.669/2024) e visa garantir uma representatividade mais coerente com a diversidade de expressões e práticas culturais da cidade.

Com isso, a nova composição contará com um representante da área de artes visuais, compreendendo fotografia, ilustração, escultura, artes plásticas, design, artes digitais e tecnológicas; um representante da área de audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, jogos digitais, internet, televisão e rádio; um representante da área de patrimônio cultural, compreendendo patrimônio material e imaterial, arquivos, acervos, museus e espaços de memória; um representante da área de linguagens funcionais e cultura urbana, envolvendo artesanato, moda, arquitetura e urbanismo, cultura alimentar, gastronomia, hip hop, capoeira, muralismo, artistas de rua, cultura popular e folclore dentre outras áreas de representatividade cultural; um representante da área de música; um representante da área de artes cênicas e literatura, compreendendo circo, dança, teatro, ópera, bibliotecas, histórias em quadrinho, livro e literatura; um representante de Escolas de Arte ou Instituições de Ensino; um representante indicado por entidades de classe empresarial, associações, clubes ou sindicatos patronais ou de trabalhadores com atuação na área cultural.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo e propositivo, responsável por acompanhar e contribuir para a formulação, execução e fiscalização das políticas públicas de cultura em Brusque. Sua atuação é fundamental para o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura, promovendo a participação social nas decisões da área.

O edital completo, com a ficha de inscrição e orientações para participação, está disponível no site da Fundação Cultural de Brusque: https://www.fcbrusque.sc.gov.br/sistema-municipal-de-cultura/.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.