Publicidade

Coral Cristo Rei celebra 35 anos de música e amizade

Grupo de Brusque reúne gerações em torno do canto coral e segue aberto a novos integrantes

Publicidade

Em 2025, o Coral Cristo Rei completou 35 anos de história. Fundado em 1990, atualmente o grupo é formado por 18 integrantes que se dedicam a difundir a beleza dos cantos sacros e a riqueza da música popular em Brusque e região.
Nestas mais de três décadas, muitos apaixonados pelo canto coral já passaram pelo grupo, e, alguns deles, permanecem ativos há mais de 30 anos. O casal José e Maria Teresinha Horner são um exemplo. Ele integra o Coral Cristo Rei há 33 anos e ela há 32 anos.
José sempre gostou muito de cantar, principalmente o estilo sertanejo. Quando conheceu o Coral Cristo Rei, decidiu fazer parte do grupo para aperfeiçoar seus vocais. Tempos depois, a esposa seguiu o exemplo e também entrou para o coral.

“Fui acompanhar ele cantar com o coral em uma missa e gostei. Comecei a participar e estou aqui até hoje”, conta Maria Teresinha.
Para o casal, participar do Coral Cristo Rei é um compromisso inadiável. Toda quarta-feira, eles frequentam os ensaios e aproveitam para passar o tempo com a família coralista. “Cantar faz muito bem. Às vezes estamos estressados, mas quando chegamos aqui tudo passa, saímos outra pessoa. Estamos bem de saúde e enquanto pudermos vamos fazer parte do grupo”, diz a coralista.
“Estamos aqui há mais de 30 anos, então é sinal de que nos faz muito bem. Somos uma família mesmo”, completa José.

Quem também faz parte do coral é Agostinho Martins. Ele canta em corais há muitos anos, e nos últimos 15, integra o Coral Cristo Rei. “Sempre gostei muito de cantar, tanto que além do Coral Cristo Rei, participo de outros dois corais. Adoro vir para os ensaios, sempre tem músicas novas no repertório e o grupo é bastante unido. Somos muito amigos e cantar com amigos é muito bom”.
Ivandir Frisanco é outro que se encantou com o coral. Ele faz parte do grupo há 10 anos e não pretende parar tão cedo. “Eu tenho paixão pelo coral. Eu vinha na missa, via o coral cantar e isso me encantava. Chegou um dia que fui convidado a participar pelos amigos que já cantavam e não parei mais”.

Ele destaca que além das amizades, o coral proporciona muitos aprendizados. “Nesses anos que estou aqui, eu aprendi muito sobre música, sobre técnicas, e isso é muito bom. Cada ensaio, aprendo um pouquinho, estamos sempre nos aperfeiçoando”, diz.

Aberto para todos

A maior parte dos membros do Coral Cristo Rei participam há mais de dez anos, entretanto, o grupo está sempre aberto para receber novos coralistas. Daura Teresinha Sens é a mais recente integrante do coral. Ela começou a participar dos ensaios no mês de abril e afirma que está realizando um desejo antigo.

“Sempre foi um sonho participar de um coral. Meus pais, quando jovens, participavam e eu sempre ouvia minha mãe contar sobre isso e sempre pensava que gostaria de fazer parte também. Quando vim morar em Brusque, fiquei sabendo do coral e não pensei duas vezes para participar”.

Daura conta que foi muito acolhida por todos os participantes e hoje já se sente parte da família do Coral Cristo Rei. “Comecei a participar dos ensaios, me identifiquei e hoje me sinto realizada. Todos são muito divertidos, o ensaio tem uma energia boa, é uma verdadeira família”.

Eliane Pereira da Costa e Rita de Cassia Baumgartner também são integrantes recentes do coral. Elas fazem parte do grupo há três anos e já se sentem em casa.

“Depois que fiquei viúva, fui convidada para participar do coral. No início fiquei relutante, porque nunca cantei, mas participei de um ensaio, me senti tão acolhida, que decidi frequentar. Posso dizer que minha alegria voltou com esses amigos. Hoje me sinto feliz em vir ensaiar, em cantar na missa. Depois de três anos, já estou me saindo melhor”, destaca Eliane.

Rita, que já cantou em outros corais, também se encontrou no Coral Cristo Rei. “Já cantei em vários corais, e aqui eu me encontrei. Aqui me sinto em casa. Somos como uma família, todo mundo se dá bem e eu sempre espero a quarta-feira para o dia do ensaio”.

Como participar

Interessados em integrar o Coral Cristo Rei podem entrar em contato com a presidente, Ivana da Silva Frisanco (47) 99734-6088, com a vice-presidente, Suzana Eccel (47) 99911-7574, ou ainda com a tesoureira, Gleusa Pereira (47) 99782-5065.
Os ensaios acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h30, na Capela Cristo Rei, localizada na Rua Carlos Henrique Bruns, no bairro São Luiz.
Esta ação cultural é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.