Publicidade

Coral Cristo Rei participa do Encontro de Corais do Vale do Itajaí

Grupo de Brusque, com mais de 30 anos de história, mantém viva a tradição dos cantos sacros e populares

Fonte: Divulgação

Publicidade

O Coral Cristo Rei foi um dos participantes do 2º Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí em 2025, realizado em Timbó, no dia 30 de agosto. Filiado à associação desde 1996, o grupo de Brusque participa anualmente do evento, que reúne coralistas de toda a região em um momento de celebração, aprendizado e integração cultural.

Desde fevereiro, o coral se preparou para a apresentação, com ensaios semanais e até encontros extras, incluindo no repertório músicas populares como Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Canção da partida e Amor de Índio. “É muito emocionante subir ao palco, receber aplausos e também aprender com as críticas construtivas. Cada encontro é uma oportunidade de crescimento e de novas amizades”, destaca a presidente, Ivana da Silva.

A participação no encontro deste ano foi possível graças ao apoio conquistado pelo edital do Circuito Catarinense de Cultura, dentro da Política Nacional Aldir Blanc. Os incentivos, que já vem fortalecendo o grupo desde 2024, quando o coral também foi beneficiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Cultural de Brusque, garantem condições para custear o trabalho do maestro, melhorar a divulgação e estruturar melhor a rotina dos coralistas.

“Ficamos sabendo da possibilidade de receber esses recursos através da Fundação Catarinense de Cultura e, então, criamos o projeto e fomos contemplados. Isso tem sido muito positivo, porque conseguimos trabalhar com mais segurança e entusiasmo”, conta a tesoureira do grupo, Gleusa Maria Gonzaga Pereira.

Segundo ela, os incentivos culturais não apenas mantêm vivo o coral, como possibilitam avanços. “O reforço na divulgação e na estrutura ajuda a atrair novos integrantes e garante a continuidade dessa história de mais de três décadas. Sem esse apoio, acredito que a cultura do canto coral já não existiria mais”, reforça.

Sobre o Coral Cristo Rei

Fundado em 29 de agosto de 1990, o Coral Cristo Rei conta atualmente com 19 integrantes, sob a regência do maestro e professor Jocelir Alflen. O grupo se dedica a difundir a beleza dos cantos sacros e a riqueza da música popular em Brusque e região. As apresentações do coral acontecem todo 3º domingo do mês na Igreja Cristo Rei, no bairro São Luiz.

Para a presidente, Ivana, o coral é mais do que um grupo musical: é uma verdadeira família. “Cantamos com muito amor as músicas sacras e também populares. A cada apresentação vivemos um sentimento inexplicável, que nos motiva a continuar e a manter viva essa cultura tão rara nos dias atuais”.

Como participar

Interessados em integrar o Coral Cristo Rei podem entrar em contato com a presidente, Ivana da Silva Frisanco (47) 99734-6088, com a vice-presidente, Suzana Eccel (47) 99911-7574, ou ainda com a tesoureira, Gleusa Pereira (47) 99782-5065.

Os ensaios acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h30, na Capela Cristo Rei, localizada na Rua Carlos Henrique Bruns, bairro São Luiz.
Esta ação cultural é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.