Por volta das 7h51min desta sexta-feira (22), a guarnição do Corpo de Bombeiros de Guabiruba foi acionada para realizar o resgate de animal em local de risco.
No local, o solicitante informou que visualizou um cão caído na beira do rio Guabiruba Sul, estando parado. Por ser um local de difícil acesso, solicitou o apoio do serviço de emergência para realizar o resgate.
Mobilização
Após avaliação foi verificado que o melhor local de acesso seria nos fundos da residência de um morador. Desta forma, tendo a autorização por parte do proprietário, a guarnição entrou no terreno e, após a transposição de uma cerca de arame, foi visualizado o cão nas margens do rio Guabiruba Sul.
Para acessá-lo havia um paredão de contenção de pedras de, aproximadamente, 10 metros de altura. Foi utilizado a escada da viatura que foi devidamente ancorada para realizar a descida do militar devidamente equipado com equipamentos de segurança.
Foi montado um sistema com polia e cabo de salvamento em altura para realizar a descida segura do militar até o ponto seguro onde a escada estava ancorada.
Ao chegar onde o cão estava, o resgatista utilizou uma manta e um cobertor para envolver e aquecer o cão, que estava bem debilitado por conta de hipotermia (baixa temperatura) pelo tempo que se encontrava no local e a condição climática de muita chuva no dia e noite anterior.
Após o resgate, o cão ficou sob os cuidados e responsabilidade do solicitante que acionou o serviço de emergência. Ele se prontificou em abrigar o cão até encontrar o seu tutor e encaminhar o animal para tratamento veterinário, conforme orientação da ONG Patas de Guabiruba.
Fonte: Corpo de Bombeiros