Projetos de robótica, esculturas, pinturas, trabalhos manuais e apresentações sensoriais foram algumas das atrações apresentadas pela Escola SESI de Brusque durante a Mostra STEAM, realizada no último sábado (14). O evento liberou a criatividade das crianças e famílias e exibiu diversos projetos realizados pelas turmas em sala de aula.
Os corredores da escola foram tomados por obras de arte, jogos lúdicos e até robôs. As estrelas, constelações e planetas tomaram conta da instituição. Outros ambientes viraram parte da Mata Atlântica, com representações da fauna e da flora locais. No jardim, as crianças fizeram pinturas em alto relevo inspirados nas flores e colhiam vegetais na horta. Flavia Martins Rocha Zink, mãe de duas crianças que estudam na unidade do bairro Jardim Maluche, diz que percebe a evolução dos filhos por meio das exposições.
“A gente vê os trabalhos em casa e não tem noção do projeto que está sendo trabalhado. Na Mostra conseguimos ver o que está por trás do planejamento do professor, é muito interessante”, completa ela, que tem uma filha na educação infantil e um filho no ensino fundamental.
A metodologia STEAM, uma marca da escola, integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.
A coordenadora educacional da Escola Sesi de Brusque, Louise Caetano, lembra que o evento é uma excelente oportunidade para reunir a família e conhecer um pouco mais sobre os temas abordados durante o ano. “É sempre muito gratificante abrir as portas da escola para a comunidade. A Mostra STEAM é o momento em que as famílias usam a imaginação, aprendem em conjunto e se divertem”, completa ela.
Além da unidade do Maluche, a Mostra foi realizada também na escola do bairro Primeiro de Maio. Foi lá que o estudante Leonardo Dada Grisa, da equipe de robótica, apresentou o projeto de sua equipe.
“Estar na equipe de robótica é desafiador. Temos que achar um tema, pesquisar, encontrar o problema e a solução, além de apresentar o trabalho e pensar em conjunto. É uma experiência incrível, a Escola SESI é muito conhecida por conta da robótica, já conquistamos muitos troféus”, celebra ele.
Conforme Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e SENAI na região do Vale do Itajaí Mirim, na Mostra STEAM a “ciência e arte se encontram, tecnologia e inovação se transformam em ferramentas para imaginar o futuro. Além disso, a educação se concretiza na prática, mostrando que aprender pode, e deve, ser uma jornada empolgante”, finaliza ela.
Fonte: Assessoria de Imprensa