Na manhã da última terça-feira (12), servidores da Prefeitura de Brusque participaram de uma capacitação sobre sinalização temporária de obras, realizada no auditório da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram). A iniciativa, promovida em parceria com a Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú, reuniu equipes que atuam diretamente em intervenções nas vias públicas, como servidores da Secretaria de Obras, do Samae e do setor de trânsito municipal.
O objetivo do treinamento foi orientar os profissionais para a correta implantação da sinalização durante obras e serviços, garantindo mais segurança para trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas.
O intuito desta capacitação é promover uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população nas ruas, elevando a segurança de todos. “Queremos que os servidores prestem um serviço de excelência”, afirmou o secretário da Setram de Brusque, Emerson Luiz Andrade.
“A sinalização viária é indispensável para a segurança de todos os usuários das vias. Capacitações como esta contribuem diretamente para esse propósito”, completou.
O curso foi conduzido pelo instrutor Fabrício Medeiros, agente de trânsito em Balneário Camboriú e especialista em sinalização viária. Medeiros possui formação pelo SEST/SENAT, graduação em Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Trânsito pela Unicesumar e é acadêmico de Engenharia Civil na Uniasselvi. Atua como docente e instrutor em cursos de formação de agentes de trânsito e de sinalização temporária em diversas instituições pelo país. Também é ex-secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana e autoridade de trânsito de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro.
Durante o encontro, Medeiros destacou três pilares fundamentais para o trabalho com sinalização temporária: reconhecer a importância de preservar a própria segurança e a dos colegas; entender os fundamentos que justificam a sinalização temporária; e aplicar corretamente a montagem e desmontagem da sinalização, seguindo os processos estabelecidos.
Este é um tema que ainda recebe pouca atenção, apesar de sua relevância. “A sinalização temporária muitas vezes não é devidamente valorizada, mas é uma questão de segurança para o servidor, para o pedestre e para toda a população que utiliza o trânsito diariamente”, comentou o diretor da Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú, José Luiz Corrêa.
A capacitação também contou com atividades práticas, permitindo que os participantes aplicassem os conceitos em situações simuladas, reforçando a importância de procedimentos corretos para um trânsito mais seguro e organizado.
São treinamentos como esse que proporcionam impacto direto na segurança da cidade. “Quando os servidores aplicam a sinalização de forma correta, não apenas protegem a própria integridade física, como também salvam vidas”, garantiu o agente de trânsito Adriano, Coordenador de Educação da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB).
“Esse é um trabalho que exige atenção, técnica e compromisso, e esta capacitação veio para fortalecer esses aspectos”, concluiu.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque