Dois cursos da UNIFEBE receberam o conceito cinco nas avaliações externas das comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC). O conceito de curso na faixa máxima alcançado pelos cursos de Pedagogia – Anos Iniciais e Tecnologia Educacional, foi obtido após avaliações “virtuais in loco”, neste início de mês de outubro, vinculadas ao processo de reconhecimento de cada um dos cursos.
O processo de avaliação contempla dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente; e infraestrutura. Durante a visita virtual, a Comissão Avaliadora, também avaliou documentos, o projeto pedagógico de cada curso, além de realizar entrevistas com discentes, docentes, técnico-administrativos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Uma visita virtual síncrona possibilitou que a comissão, que contou com dois professores com formação nas respectivas áreas dos cursos, pudesse conhecer a infraestrutura disponível para a comunidade acadêmica.
As notas marcam o resultado das primeiras avaliações externas de ambos os cursos, como salienta o assessor de Desenvolvimento Institucional e coordenador da CPA, Robson Zunino. Segundo ele, o processo foi uma oportunidade de colocar o serviço ofertado sob avaliação técnica. “Os resultados alcançados traduzem o olhar externo de especialistas na área da educação de várias regiões do país, que, de maneira criteriosa, averiguaram as condições de oferta dos cursos”, descreve.
Educação qualificada
Os resultados atingidos pelos cursos são celebrados pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. Com o foco na formação de educadores para a educação básica, ambos contam com parceria mantida com o Estado de Santa Catarina.
“A formação de professores, atualizados às necessidades da educação básica é fundamental para o desenvolvimento de Brusque, sua região e para o Estado de Santa Catarina. Eles irão formar todos os futuros profissionais das mais diferentes áreas de atuação e estimulamos o ingresso nos cursos de licenciatura por acreditar no papel da educação para o futuro da sociedade. Ao serem reconhecidos com a nota máxima, temos a certeza que estamos preparando bons professores para atender essa demanda crescente”, descreve.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, os resultados históricos demonstram o esforço diário dos envolvidos com ambas as licenciaturas, seguindo a qualidade dos serviços da instituição. “Temos cursos com projetos, metodologias, professores e uma estrutura preparados para oferecer uma das melhores formações do país. Com esse reconhecimento, temos a certeza de estarmos na rota certa, com um projeto de formação que atende o que há de melhor para a formação dos futuros professores”, indica.
Reconhecimento
De acordo com o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Merízio, o resultado foi recebido com alegria e orgulho, além de refletir o trabalho coletivo da instituição e seu compromisso com a formação de novos educadores. Conforme o professor, o reconhecimento indica avanços em direção a um futuro que considera próspero no que tange à formação de professores em tecnologias educacionais.
Ele destaca a dedicação em entregar profissionais capacitados para as atividades escolares e o uso das tecnologias na educação, considerado pelo coordenador central no processo de ensino-aprendizagem. “Sermos reconhecidos como um curso de excelência, significa dizer que estamos entregando aos nossos acadêmicos o melhor processo formativo possível, capaz de formar excelentes profissionais, excelentes professores que irão trabalhar com as tecnologias educacionais no nosso município e municípios vizinhos”, descreve. “Sermos avaliados com o conceito 5 nos deixa muito orgulhosos. Esse é um trabalho coletivo, não é um trabalho exclusivamente do curso de Tecnologia Educacional, é um trabalho de todos os setores da instituição”.
A coordenadora do curso de Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, recebeu com orgulho o conceito atribuído pelo Ministério da Educação. “Esse resultado reflete o excelente trabalho, o compromisso e a dedicação de cada docente, que, com sensibilidade, rigor e inovação, contribui para uma formação docente de excelência, voltada à construção de uma educação mais humana, crítica e significativa. Parabenizo toda a equipe e nossos acadêmicos por essa conquista coletiva, que reafirma a qualidade do nosso projeto formativo e o compromisso permanente com uma educação inclusiva, ética e transformadora. Essa vitória é de todos nós, que acreditamos na força da educação para inspirar, transformar e construir um futuro melhor”, conclui.