Publicidade

Curta “Notícias da Lua” será exibido em Brusque neste sábado

Obra foi selecionada para 15 festivais e recebeu quatro prêmios nacionais

Fonte: Ideia

Publicidade

Neste sábado, 25 de outubro, o curta-metragem “Notícias da Lua” será exibido pela primeira vez em sessão aberta de cinema, em Brusque e Porto Belo (SC). A obra, dirigida pelo cineasta brusquense, Sérgio Azevedo, já foi selecionada para 15 festivais de cinema e recebeu quatro prêmios nacionais.

“Esta oportunidade de exibir o Notícias da Lua para o público surgiu no início do ano, em uma conversa com o Cine Gracher, mas planejamos o lançamento para depois do circuito de festivais, especialmente em Santa Catarina, pois o ineditismo é um dos critérios de seleção”, conta o diretor, Sérgio Azevedo.

É a terceira vez que um filme de sua produtora, a Café Preto, será exibido em parceria com o Cine Gracher, que já foi tela também de “Brusque 92” e “A memória da cidade”. “É a cidade natal da Café Preto Filmes e onde está o nosso escritório. Porto Belo também entrou na rota por ser a cidade onde resido e pelo contato que já mantivemos com a AMA. Será uma alegria trazer amigos e o público para perto de casa”, ressalta.

Filmado em outubro de 2024 na cidade de Criciúma (SC) e tendo Otávio Augusto como ator convidado, o curta-metragem fez história em sua jornada de festivais. “Passamos por Brasília, Maranhão, Goiânia, abrimos o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e recentemente fomos também premiados na Mostra de Cinema Infantil, de Florianópolis. É uma trajetória surpreendente e agora chegamos em Brusque cheios de orgulho para levar esta mensagem e levantar a bandeira do Transtorno do Espectro Autista”, afirma Sérgio.

Em Porto Belo a exibição será no Cine Gracher (anexo a Havan), às 10h e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Já em Brusque, a sessão será às 14h, no Cine Gracher da (Havan ou Shopping Gracher) e o ingresso é de meia-entrada para todos. Nos dois locais as sessões serão adaptadas e inclusivas, com menos recursos de som e de áudio, que possibilitam a presença de pessoas autistas.

Festivais:

58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
48º Guarnicê Cinema Festival de Cinema – Mostra Paralela Guarnicezinho (2025)
VIII Mostra Sesc de Cinema – Prêmio Panorama Brasil e Panorama Santa Catarina
23ª Goiânia Mostra de Curtas
XXIV Chulpicine Film Festival for Children and Youth (Equador)
Convidado como Filme de Abertura 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2025)
Cinemaz 2025
Periférica – Mostra De Cinema
Mostra de Cinema das Missões
Braga Science Film Festival 2025 (Portugal)
Festival de Cinema de Marília 2025
Science & Technology Film Festival 2025 (Polônia)
Mostra Cine PCD 2025
18º Festival Taguá de Cinema

Prêmios:
Melhor Filme Júri Popular 22ª Mostrinha do Goiânia Mostra de Curtas
Melhor Curta-metragem Brasileiro Júri Popular na 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis Prêmio Panorama Brasil – VIII Mostra Sesc de Cinema
Melhor Ator para Davi Burg – Cinemaz 2025
Sinopse
Luã é um menino autista com hiperfoco em astronomia, e em uma visita da escola ao Planetário, descobre que “um lobo comeu a lua”. Sem entender metáforas, o menino de 10 anos começa uma investigação para saber o que aconteceu com seu astro preferido. Fingindo ser um astronauta, Astor, o zelador da escola, ajuda Luã a entender o que aconteceu com a Lua e ela volta a brilhar no céu.
Elenco: Otávio Augusto, Davi Burg, Dea Buzato, Cássio do Nascimento e Ana Miranda.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.