O Jornal da Manhã desta terça-feira (19/8) recebeu, ao vivo, o presidente da Fundação José Walendowsky, Luis Walendowsky (à direita) e o secretário da fundação, Nilton Jair Proença.
Em destaque, o 16º Evento Cultural Polonês que acontece neste sábado (23) e domingo (24/8) em Brusque. Organizado pela Fundação José Walendowsky, o evento tem como objetivo preservar e valorizar a herança cultural deixada pelos imigrantes poloneses que ajudaram a construir a identidade de Brusque, especialmente na indústria têxtil.
Dança, música e sabores típicos
A programação começa no sábado (23), das 19h às 22h, no Instituto Aldo Krieger, localizado no centro de Brusque, com entrada gratuita. No domingo (24), o evento continua das 9h às 18h, no Salão Paroquial São Luiz Gonzaga.
Durante os dois dias, o público poderá acompanhar apresentações de três grupos de dança e três atrações musicais vindas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
No domingo haverá celebração de Santa Missa na Igreja Matriz São Luis Gonzaga, às 9h, acompanhada pelas atrações no Salão Paroquial onde haverá serviço completo de bar e cozinha com pratos típicos da culinária polonesa com almoço no valor de R$ 70,00 por pessoa (crianças de 6 a 11 anos pagam R$ 35,00). Os cartões estão à venda nos Postos WD Com, mas também poderão ser adquiridos na hora do evento.
Tradição que movimenta a cidade
Além de manter viva a memória dos antepassados, o evento estimula a economia criativa local, ao contratar profissionais e empresas da área cultural. A ação é uma forma de agradecer à contribuição histórica dos imigrantes poloneses para a grandeza de Brusque, Santa Catarina e o Brasil.
A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
Ouça a entrevista:
Serviço
Data: 23 e 24 de agosto de 2025
Horários: Sábado das 19h às 22h | Domingo das 9h às 18h
Locais:
Sábado: Instituto Aldo Krieger (Rua Paes Leme, 77)
Domingo: Salão Paroquial São Luiz Gonzaga (Rua Padre Gatone, 75)
Mais informações: Instagram da Fundação José Walendowsky