O Brusque inicia mais uma jornada na Série C do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, dia 12 de abril, às 16h, contra o Ituano. A partida será realizada no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP). O confronto marca o retorno do Quadricolor à competição nacional, em busca de mais um acesso à Série B, como já aconteceu em duas ocasiões anteriores: 2020 e 2023.
Nas duas últimas vezes em que disputou a terceira divisão, o Brusque começou com vitória. Em 2020, superou o Ypiranga-RS por 2 a 1 no estádio Augusto Bauer. Já em 2023, bateu o Amazonas por 1 a 0, também em casa. Ambos os anos terminaram com o objetivo cumprido: o acesso à Série B.
Campanha de acesso em 2020
Depois de conquistar a Série D em 2019, o Brusque chegou à Série C de 2020 como uma das forças da competição. A estreia foi em casa, no dia 8 de agosto, diante do Ypiranga-RS, em um jogo sem público por conta da pandemia de COVID-19. O Quadricolor venceu por 2 a 1, com gols de Everton Alemão e Thiago Alagoano — este último nos acréscimos do segundo tempo. Cristiano marcou para os visitantes.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Na primeira fase, o Brusque somou 29 pontos, com 8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, terminando em quarto lugar do Grupo B — atrás de Ypiranga-RS, Ituano e Londrina. Na fase decisiva, ficou no Grupo C com Vila Nova, Santa Cruz e Ituano.
O acesso foi conquistado com uma vitória por 4 a 2 sobre o Ituano, na penúltima rodada da segunda fase. Os gols do Quadricolor foram anotados por Marco Antônio, Thiago Alagoano, Garcez e Ianson. O Ituano descontou com Gabriel Talliari e Fillipe Soutto. Apesar da vaga na Série B, o Brusque não chegou à final, que foi disputada entre Vila Nova e Remo — com título para o time goiano. O destaque do Brusque foi Thiago Alagoano, artilheiro da competição com 12 gols.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Campanha de acesso em 2023
Após o rebaixamento em 2022, o Brusque voltou à Série C em 2023 com foco no retorno. A estreia foi novamente com vitória no Augusto Bauer: 1 a 0 contra o Amazonas, com gol de Rodolfo Potiguar ainda no primeiro tempo, no dia 3 de maio.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Diferente de 2020, o formato da Série C foi alterado em 2023. As 20 equipes disputaram a primeira fase em pontos corridos, com os oito primeiros avançando à segunda fase. O Brusque terminou em quarto lugar, com 31 pontos — nove vitórias, quatro empates e seis derrotas. Marcou 25 gols e sofreu apenas 11.
Na segunda fase, o Quadricolor caiu no Grupo B com Operário-PR, São Bernardo e São José-RS. A equipe teve uma campanha sólida, com quatro vitórias consecutivas, incluindo a partida do acesso: uma virada por 2 a 1 sobre o Operário-PR, em Ponta Grossa, com dois gols de pênalti marcados por Olávio.
Com a liderança do grupo e 13 pontos somados, o Brusque garantiu vaga na Série B de 2024 e foi à final da Série C. Enfrentou novamente o Amazonas, mas ficou com o vice-campeonato. Após empate sem gols na ida, na Arena da Amazônia, em Manaus, o Brusque saiu na frente no Augusto Bauer com gol de Guilherme Queiróz, de pênalti, mas sofreu a virada com gols de Diego Torres e Sassá.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Retrospecto Brusque x Ituano
Sobre o adversário de estreia na Série C 2025, o Quadricolor já enfrentou o Galo de Itu quatro vezes na terceira divisão, com duas vitórias para o Brusque, uma para o Ituano e um empate. O Brusque marcou 8 gols, contra 6 do Ituano.
As equipes já se enfrentaram 10 vezes em competições nacionais, somando partidas pelas Séries D, C e B do Campeonato Brasileiro. O retrospecto é completamente equilibrado: quatro vitórias para cada lado e dois empates. No total, ambas as equipes marcaram 12 gols.
O primeiro duelo registrado aconteceu em 28 de julho de 2019, pela semifinal da Série D, com vitória do Ituano por 2 a 0 no Novelli Júnior. Na volta, no Augusto Bauer, o Brusque devolveu o placar de 2 a 0 no tempo normal e avançou à final após vencer nos pênaltis por 4 a 3. (Foto abaixo).
Em 2020, os dois times voltaram a se encontrar na Série C, em quatro partidas distintas. Na primeira fase, o Ituano venceu o jogo em Itu por 3 a 1, enquanto houve empate em 1 a 1 em Brusque. Na segunda fase, o Brusque venceu em casa por 4 a 2, em um confronto decisivo que garantiu o acesso à Série B. Já no jogo em Itu, o Ituano venceu por 2 a 0.
Em 2022, pela Série B, o Ituano levou a melhor no primeiro turno com vitória por 2 a 0 em casa, enquanto o Brusque venceu o jogo da volta por 1 a 0. No ano seguinte, pela Série B 2024, novo equilíbrio: empate por 1 a 1 no primeiro turno em Itu e vitória brusquense por 1 a 0 no Augusto Bauer, no returno.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC