Após o boletim divulgado pela manhã, a chuva se intensificou no município de Brusque, especialmente na região centro-leste, que já apresentava os maiores volumes acumulados. O bairro Limeira é o mais afetado, registrando 148,6 milímetros de precipitação.
Até as 16h30 desta quinta-feira (16), a Defesa Civil de Brusque atendeu 17 ocorrências, a maioria relacionada a deslizamentos e alagamentos, além de pontos de alagamento em vias públicas. O Centro Nacional de Alerta de Desastres Naturais emitiu dois alertas para o município. Um deles é para a possibilidade de enxurrada, situação que já ocorre no bairro Limeira. O outro alerta está relacionado ao movimento de massa, ambos classificados como de risco moderado.
A previsão aponta continuidade das chuvas durante a noite e ao longo do dia de amanhã, embora os volumes esperados sejam um pouco menores. Mesmo assim, a situação exige atenção redobrada, especialmente devido ao risco de novos deslizamentos.
O nível do Rio Itajaí-Mirim em Brusque encontra-se em 2,90 metros, dentro da normalidade. Nas cidades vizinhas o cenário também é estável, com Vidal Ramos registrando 1,55 metro e Botuverá, 90 centímetros. O abrigo municipal, na Arena Brusque, já está mobilizado caso haja necessidade.
A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, atravessar ruas alagadas e atividades ao ar livre durante os temporais, buscando sempre abrigo em locais seguros. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelo 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.