Publicidade

Defesa Civil de Brusque é a número um em Santa Catarina

Órgão atinge pontuação máxima no Indicador de Capacidade Municipal

Fonte: Divulgação/Prefeitura de Brusque

Publicidade

A Defesa Civil de Brusque atingiu a pontuação máxima no Indicador de Capacidade Municipal (ICM), elaborado pelo Governo Federal, continuando a ocupar o primeiro lugar em Santa Catarina na avaliação da capacidade de gestão de riscos e desastres. O município obteve 20 dos 20 pontos possíveis.

Esta é a segunda vez consecutiva que Brusque lidera o ranking estadual. Em 2025, o município havia sido a única cidade catarinense a atingir 19 dos 20 indicadores avaliados. Em 2026, ao cumprir integralmente os critérios, Brusque permanece classificada na chamada “Faixa A”, que reúne os municípios com alta capacidade de prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de desastres naturais.

O ICM é um dos principais instrumentos de monitoramento do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres, integrante do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. O indicador avalia os municípios a partir de 20 variáveis, organizadas em três dimensões: instrumentos de planejamento e gestão, coordenação intersetorial e capacidades, e políticas, programas e ações.

Entre os aspectos analisados estão o planejamento urbano, a existência de planos de contingência atualizados, a estrutura organizacional da Defesa Civil, a capacitação técnica das equipes, além de sistemas de monitoramento e alerta antecipado. Também são consideradas ações práticas como fiscalização de áreas vulneráveis, obras de drenagem e campanhas educativas.

“Esse é um trabalho contínuo iniciado em 2012. Entre os fatores que contribuíram para a pontuação máxima estão os programas educativos desenvolvidos nas escolas municipais, voltados à cultura de autoproteção, e a capacitação técnica dos servidores, que participam de treinamentos periódico”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

No cenário estadual, o município de Itajaí também alcançou pontuação máxima. O resultado coloca o município de Brusque à frente de cidades como Blumenau, que obteve 19 pontos, e Balneário Camboriú, com 17 pontos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.