Publicidade

Defesa Civil de Brusque registra 58 ocorrências e monitora redução no nível do Rio Itajaí-Mirim

Ao todo, são 144 desalojados, e nenhum desabrigado

Fonte: Divulgação/Defesa Civil de Brusque

Publicidade

A Defesa Civil de Brusque até às 9h desta sexta-feira (17) já registrou 58 ocorrências, sendo 39 delas relacionadas a deslizamentos. Mas também houve alagamentos pontuais, queda de muro, queda de árvores e e rompimento de tubulação.

Ocorrências registradas

  • Alagamentos (5): Guarani, Rio Branco;
  • Risco de queda de muro (2): Dom Joaquim, Zantão;
  • Queda de muro (2): São Pedro, Souza Cruz;
  • Deslizamentos (39): Azambuja, Bateas, Cedrinho, Centro II, Dom Joaquim, Guarani, Limeira Alta, Limeira Baixa, Nova Brasília, Planalto, Poço Fundo, Primeiro de Maio, Rio Branco, Santa Luzia, Santa Rita, São Pedro;
  • Risco de penetração (3): Dom Joaquim, Guarani, Nova Brasília;
  • Queda de árvore (1): Limeira Baixa;
  • Risco de queda de árvore (1): Águas Claras;
  • Rompimento de colaboração (4): Azambuja, Bateas, Nova Brasília, São Luiz;
  • Residência vulnerável (1): Limeira Baixa.

Quanto ao nível do Rio Itajaí-Mirim, o pico em Brusque foi registrado por volta das 7h da manhã, quando atingiu 5,8 mm invadindo a área de beira-rio nos dois sentidos. Após o pico, o nível do rio começou a diminuir, chegando a 4,56mm, e continua em processo de queda. O trânsito na Beira Rio margem direita, entre a Ponte Estaiada e a Ponte do Trabalhador já foi liberado.

Em Vidal Ramos, o nível do rio alcançou 1,84 metros, considerado dentro da normalidade. Já em Botuverá, o nível se manteve estável, com 1,33 metros, e em Guabiruba, o pico foi registrado às 2h da madrugada, quando o rio atingiu 3,58 metros, mas já baixou para 1,91 metros.

Ao todo, são 144 desalojados, e nenhum desabrigado. O Abrigo Municipal foi montado na Arena Brusque e até o momento não há nenhuma pessoal no local. Caso alguém necessite, pode procurar o abrigo na Arena, ou então, acionar a Defesa Civil no 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193.

O bairro Limeira Baixa foi o mais afetado pelo volume de chuvas. Nos últimos dias, foram registrados 275,4 mm de precipitação, o que representa um aumento de 135% em relação ao volume esperado para todo o mês de janeiro.

Nos últimos dois dias, a cidade de Brusque registrou um total de 240,30 mm de chuva, sendo que 210,50 mm foram registrados nas últimas 24 horas e 68,80 mm nas últimas 12 horas. O acumulado de precipitação nas últimas 6 horas foi de 24,80 mm. Já nas cidades vizinhas, Vidal Ramos registrou 5,3 mm, Botuverá 31,8 mm e Guabiruba 25,93 mm de chuva nas últimas 24 horas.

A Defesa Civil continua monitorando a situação. A recomendação para a população é que continue atenta às orientações das autoridades e se evacue de áreas de risco caso haja necessidade. Se precisar, acione a Defesa Civil no 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.