A chuva que atingiu Brusque durante o fim de semana ficou abaixo do esperado. Com 73,66 mm no período, o mau tempo trouxe poucos transtornos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Edevilson Cugik, apenas duas ocorrências foram registradas.
No sábado à noite (7), uma ocorrência de deslizamento foi registrada no Bairro Limeira, o que deixou a via interditada momentaneamente.
Já na noite deste domingo (8), a Defesa Civil foi acionada para atender a relato de residência em vulnerabilidade no Centro de Brusque.
ITAJAÍ-MIRIM
O nível do rio Itajaí-Mirim se elevou nas últimas horas. Porém, sem deixar a calha. O volume de chuva em Vidal Ramos atingiu a marca de 95mm, o que deixou o nível do rio maior, porém, sem alcançar a marca de cheia. Em Botuverá, o nível chegou próximo da marca, alcançando 3,11 metros de pico com tendência a estabilidade a partir desta manhã.
Com isso, a projeção inicial da Defesa Civil de Brusque é de que o pico do Rio Itajaí-Mirim seja de 4,10 metros por volta das 13h30min desta segunda-feira (9).
Segundo Edevilson Cugik, caso a água ultrapasse a calha, deverá atingir apenas os fundos do Loteamento Ema II e Santa Mônica.
Ouça:
A Defesa Civil de Brusque continua monitorando o comportamento do rio, atualizando as projeções e acompanhando também a possibilidade de novas chuvas para garantir a segurança da população.
A orientação geral é que todos acompanhem as atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Brusque e Defesa Civil, e permaneçam atentos para agir rapidamente. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.