Publicidade

Deputado Maurício Eskudlark destaca trabalho da Associação dos Atletas Especiais de Brusque

Ato Solene destacou os 21 anos de atuação da AAEB e o Projeto Transcender

Fonte: Foto: Pedro Alves / Agência AL

Publicidade

Uma homenagem parlamentar, proposta pelo deputado Maurício Eskudlark (PL), celebrou os 21 anos de atuação da Associação dos Atletas Especiais de Brusque (AAEB), entidade que atua no desenvolvimento do esporte paralímpico. O evento reuniu representantes da entidade e atletas do Projeto Transcender, na tarde desta quarta-feira (8/10) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Fundada em 4 de outubro de 2004, a AAEB,  teve a iniciativa pioneira que se tornou referência no treinamento esportivo para pessoas com deficiência intelectual em Brusque e região com o Projeto Transcender.

Durante a solenidade, o deputado Maurício Eskudlark ressaltou a importância do reconhecimento às entidades que transformam vidas por meio do esporte e seus atletas. “A AAEB e o Projeto Transcender são exemplos de dedicação, inclusão e superação. Esta homenagem é mais do que merecida diante das conquistas e do impacto social que a associação promove na região”, destacou o parlamentar. A cerimônia emocionou os presentes ao destacar as inúmeras conquistas alcançadas pela associação ao longo de mais de duas décadas. Além da entidade, foram homenageados o criador do Projeto Transcender e atletas. 

O Projeto Transcender nasceu da inspiração do professor José Antônio Gonçalves Rios, que em 2003 acompanhou a Seleção Brasileira de Basquete Deficiente Intelectual Masculina aos Special Olympics World Games, em Dublin, Irlanda. Como técnico da equipe, que conquistou o quarto lugar na competição, Rios trouxe na bagagem não apenas a experiência internacional, mas também o sonho de expandir as oportunidades esportivas para mais atletas de sua cidade – cinco integrantes da seleção nacional eram de Brusque. Desde 2005, quando participou da primeira edição em Chapecó, até 2025, em Lages, o Projeto Transcender esteve presente em todas as 18 edições do Parajasc. Ao longo desse período, a associação conquistou 65 troféus — sendo 34 de campeão, 16 de vice e 15 de terceiro lugar — e um total de 242 medalhas, distribuídas em 126 de ouro, 74 de prata e 42 de bronze. 

O Projeto foi um marco no treinamento para pessoas com deficiência em Santa Catarina, oferecendo não apenas preparação esportiva, mas também acompanhamento assistencial às famílias dos atletas. Atualmente, mantém 25 atletas em treinamento nas modalidades de Natação Deficiência Intelectual (masculino e feminino), Natação Deficiência Física (masculino), Bocha Deficiência Intelectual (masculino e feminino) e Basquete Deficiência Intelectual (masculino). 

Além do treinamento desportivo, a entidade desenvolve um trabalho social abrangente, incluindo o encaminhamento dos atletas ao mercado de trabalho, sempre que há interesse das famílias. Receberam homenagem:  Associação dos Atletas Especiais de Brusque (AAEB), mantenedora do Projeto Transcender; Antônio Gonçalves Rios – Fundador; e os atletas: Rogério Hames, Rafael da Silva,  Marcelo Antonio Knihs Mafra, Marielly Trucollo e Adrieli Maria Trucollo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.