Pelo menos 32 garimpeiros perderam a vida após o desabamento de uma mina de cobalto na região de Kalando, no sul da República Democrática do Congo, neste domingo (16/11). Equipes de resgate atuaram durante todo o dia para retirar os corpos da área, localizada na província de Lualaba, onde uma ponte que marcava o limite da zona de mineração cedeu no momento em que trabalhadores tentavam atravessá-la.
As informações são do portal R7.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o exato instante em que a estrutura desmorona, fazendo garimpeiros correrem desesperados para tentar escapar. Segundo informações, o acesso à mina estava oficialmente interditado devido às chuvas intensas e ao risco alto de deslizamento.
A República Democrática do Congo é responsável por mais de 70% da produção mundial de cobalto, metal essencial para baterias de eletrônicos e veículos elétricos. Embora uma parcela expressiva da extração seja feita por grandes operações industriais, estima-se que mais de 200 mil pessoas trabalhem em áreas de mineração ilegais em todo o país.
Veja o momento exato da queda:

Imagem: Reprodução X
















