Publicidade

DESENVOLVIMENTO: Brusque adere ao Programa SC Rural 2

Programa estadual prevê ações nas áreas de infraestrutura, inovação e sustentabilidade no meio rural

Fonte: Imagem: Clarissa dos Santos Padilha/ Prefeitura de Brusque

Publicidade

O município de Brusque aderiu ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Santa Catarina – Resiliência Ambiental, Inovação e Inclusão Social no Espaço Rural, conhecido como SC Rural 2.

O projeto foi apresentado à Prefeitura de Brusque, em reunião realizada na sexta-feira (6), entre representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Brusque e é voltado exclusivamente à agricultura familiar.

O programa dá continuidade às ações desenvolvidas anteriormente pelos projetos Microbacias 1, Microbacias 2 e SC Rural 1. A execução está prevista para um período de seis anos e inclui apoio direto a agricultores familiares e pescadores, por meio de ações estratégicas organizadas em diferentes eixos.

No eixo de infraestrutura, estão previstas ações voltadas à ampliação da cobertura de sinal de internet e da oferta de serviços digitais, melhoria da rede de energia elétrica e recuperação e melhorias das estradas rurais. Já no eixo de empreendedorismo e inovação, o foco está na inclusão social, no aumento da renda e no estímulo a empreendimentos nos espaços rural e pesqueiro.

O componente ambiental do SC Rural 2 contempla iniciativas para o fortalecimento dos recursos hídricos, adoção de sistemas de produção de baixo impacto ambiental e adequação ambiental das propriedades. O programa também inclui a oferta de bens e serviços públicos considerados estratégicos para dar suporte às ações de apoio direto.

Entre os tipos de projetos previstos estão o apoio à produção sustentável nos sistemas produtivos, implantação de mata ciliar, recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e proteção de nascentes. Também estão incluídos projetos voltados a empreendimentos novos ou já existentes, com elaboração de plano de negócios, adequação de energia elétrica, conectividade e tecnologia da informação.

O SC Rural 2 ainda abrange projetos de Segurança Alimentar e Nutricional e iniciativas para a adoção de tecnologias inovadoras, com foco na ecoinovação, ampliando o alcance das ações no meio rural e pesqueiro catarinense, incluindo o município de Brusque.

Após adesão ao programa, o próximo passo será criar um comitê consultivo municipal para analisar os projetos que serão inscritos pelos agricultores. “Estamos muito felizes em aderir ao programa, pois vimos como mais uma oportunidade de auxiliar produtores a se manterem na agricultura e obterem recursos para melhorar sua propriedade e consequentemente sua produção”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdir Walendowski.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.