O meteorologista Piter Scheuer confirmou o registro de um Tornado no final da tarde desta sexta-feira (7/11) em Xanxerê, Dionísio Cerqueira (Oeste de SC), Rio Bonito do Iguaçu (PR) e algumas Localidades de Misiones.
Essa condição da atmosfera foi reforçada por uma poderosa linha de instabilidade e algumas supercélulas organizadas pela formação de um Ciclone Extratropical, segundo o meteorologista.
Em Xanxerê, o fenômeno foi registrado por volta das 17h provocando destelhamentos, quedas de árvores e de postes, além de causar danos significativos à rede elétrica.
Os bairros mais atingidos foram Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo. De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 125 famílias foram afetadas e precisaram retirar lonas junto ao Corpo de Bombeiros.
Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos.
A Rede Municipal de Ensino também foi impactada pelo temporal. Os CEMEIs Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos.
Equipes da Prefeitura trabalhavam desde a tarde desta sexta-feira na desobstrução das vias. A distribuição de lonas está sendo feita pelo Corpo de Bombeiros e a DCELT faz os reparos da rede elétrica. A Secretaria de Assistência Social mantém uma equipe de plantão para atender famílias atingidas.
Neste sábado (08), as equipes da Prefeitura de Xanxerê darão continuidade aos trabalhos de limpeza, realizarão a distribuição de brasilites e farão o levantamento completo das famílias afetadas.














