Publicidade

Detran implanta mudanças na consulta pública de veículos para evitar golpes virtuais

O sistema vai deixar de ser público e o acesso se dará apenas pelo Detran Digital

Fonte: Divulgação

Publicidade

Com o objetivo de acabar com os golpes do site falso e do Pix, que vêm prejudicando os cidadãos, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) vai alterar a consulta de veículos disponível em seu site a partir desta segunda-feira, 15. O sistema vai deixar de ser público e o acesso se dará apenas pelo Detran Digital e com autenticação pelo gov.br.

As mudanças no sistema de consulta ocorrerão em duas fases. A primeira etapa será para quem já acessou alguma vez os serviços pelo gov.br, portanto, para estas pessoas, a partir do dia 15 de julho, somente haverá acesso pelo Detran Digital. Já a segunda etapa, marcada para o dia 30 de julho, será para os que nunca acessaram os serviços pelo aplicativo do Governo, que terão 15 dias para providenciarem o cadastro no gov.br. Há um vídeo explicando o processo passo a passo disponível no site do Governo Federal, e também, nas redes sociais do Detran/SC.

“Para a segurança da população, vamos mudar o sistema de consulta de veículos, assim, só quem tem acesso pelo gov.br vai poder obter os dados do veículo como impostos e multas a pagar. E ainda, se o cidadão quiser tornar ainda mais seguro esse processo, vai poder clicar em um botão dentro do Detran Digital, escolhendo que apenas ele tenha acesso aos dados do seu próprio veículo. Desenvolvemos essa alteração para proteger as pessoas dos golpes que vinham sendo aplicados”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação, Fabio de Oliveira.

Importante destacar ainda, que o Detran/SC não faz contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp. “Nunca acredite em alguém que venha falar com você, que diz ser do Detran/SC e que ofereça algum desconto para pagamentos. Todas as guias devem ser acessadas diretamente no site oficial do Detran, que é www.detran.sc.gov.br”, finaliza o diretor Fabio.

Fonte: Secom/Governo de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.