Nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Brusque realizou uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV e a Aids. A atividade aconteceu no centro da cidade e teve como objetivo reforçar a conscientização sobre o HIV, além de promover o acesso à prevenção e à informação.
Durante a mobilização, a equipe da Secretaria entregou preservativos masculinos e femininos, autotestes de HIV e panfletos informativos sobre a doença. A ação também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas da população e falar sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.
A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Assistência Especializada de Brusque (SAE), um espaço de referência no atendimento a pacientes com HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose, hanseníase e na vigilância da sífilis. O serviço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
O serviço também realiza ações de promoção à saúde, prevenção, vigilância e matriciamento. Atualmente, o SAE acompanha 1.126 pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo 909 residentes em Brusque. Somente em 2024, 49 novos diagnósticos foram registrados na cidade. Além disso, mais de 300 pacientes já utilizam a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma estratégia eficaz na prevenção do HIV.
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que visa sensibilizar a população sobre a prevenção, assistência e os direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids. A data é também um momento para combater o preconceito e a desinformação, incentivando o diálogo e o cuidado com a saúde sexual.
Em novembro, o município recebeu o Selo de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, indicando que Brusque atingiu critérios rigorosos para prevenir a transmissão do vírus de mães para filhos durante a gestação, parto ou amamentação.
“Cada profissional conta com um leque de atribuições. Nosso serviço vai muito além de fornecer medicamentos e consultas médicas. Além da assistência, faz parte das atribuições dos profissionais ações de promoção e prevenção”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro. Aos interessados em fazer o teste, basta procurar a Unidade de Saúde no bairro em que reside.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque