A terceira edição deste ano do Dia D Ecoponto, realizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recolheu cerca de 300 quilos de lixo eletrônico, 61,4 quilos de pilhas e baterias, 259 lâmpadas e 22 esponjas.
Realizada em parceria com a Fundema e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a ação foi criada para ser um ponto de entrega de materiais que não podem ser descartados no lixo comum. O evento foi realizado no estacionamento do Sesc de Brusque nesta terça-feira, 5 de novembro.
“O Dia D Ecoponto é importante porque muitos desses materiais acabam ficando esquecidos em casa ou são descartados de forma errada. Tendo o controle da destinação correta, garantimos menos danos ao meio ambiente”, destaca Camila Picoli, que atua no setor ambiental da Zen SA, uma das empresas que integram o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr.
A educadora ambiental da Fundema, Sthefany Steindorf Valentim, lembra que em Brusque ainda são comuns pontos de descarte irregular de lixo nos bairros e o Dia D Ecoponto é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar o lixo de forma correta.
“O Ecoponto é o momento que a comunidade tem de fazer o descarte de forma correta e gratuita. Aos poucos, vamos criando essa consciência. A Fundema também firmou uma parceria com as escolas para fazer a coleta de lâmpadas, pilhas, baterias e tampinhas de garrafas pet, visando contribuir para o descarte correto desses materiais o ano todo”.
Números
Outras duas edições do Dia D Ecoponto já foram realizadas nesse ano. A primeira, em junho, quando foram recolhidos 1,2 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico, 1.184 lâmpadas, dois pneus e 118 esponjas. Já na edição de setembro, foram descartados corretamente 1,9 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico, 1.405 lâmpadas, 32 esponjas e oito pneus.
Eu Ajudo Na Lata
Além do lixo eletrônico, as pessoas também puderam contribuir com a campanha ‘Eu Ajudo na Lata’, realizada em parceria entre a ACIBr e Unimed. A ação tem como objetivo juntar tampinhas de garrafas e lacres de latinhas que, posteriormente, serão vendidos, para a compra e doação de uma cadeira de rodas adaptada. Nesta edição foram arrecadados 39 quilos de lacres e tampinhas.
Dia D Ecoponto
- Lâmpadas: 259
- Esponjas: 22
- Pilhas e baterias: 61,4 kg
- Lixo eletrônico: 275,2 kg
- Tampinhas e lacres: 39 kg