O novo diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Rodrigo Cesari, participou ao vivo do Jornal da Manhã desta sexta-feira (26/9). Há cinco dias à frente do Samae, Rodrigo falou sobre suas primeiras ações, avaliação e detalhou os investimentos da autarquia em captação, armazenamento e distribuição de água em Brusque, além de abordar reparos e melhorias na rede de abastecimento.
Segundo Cesari, a autarquia estuda a criação de uma área específica para monitorar e agilizar a execução de reparos, garantindo maior eficiência no atendimento das demandas.
Convênio garante recuperação da Rua General Osório
Na entrevista, Rodrigo também falou sobre o convênio firmado entre o Samae e a Secretaria de Obras para a recuperação da pavimentação da Rua General Osório, no bairro Guarani. A via recebeu recentemente a instalação de uma nova adutora de 500 milímetros, responsável por ampliar a capacidade de captação e transporte de água até a Estação de Tratamento Central, que abastece 85% da cidade.
Uma empresa terceirizada havia sido contratada para recuperar o asfalto, mas, diante de falhas técnicas e serviços insatisfatórios, o contrato foi rescindido. Com o novo convênio, a Secretaria de Obras assumiu os trabalhos, que começaram na noite de quinta-feira (25).
“As obras agora serão concluídas com a qualidade que a comunidade merece. O investimento na adutora já foi um grande passo para o abastecimento da cidade, e a recuperação da via vai devolver tranquilidade aos moradores”, destacou Cesari.
As obras na região serão retomadas no período noturno e devem ser concluídas na manhã de sábado (27/9).
Revisão do Plano Municipal de Saneamento
Outro tema tratado foi a reunião realizada nesta semana entre o Samae, representantes da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) e do Grupo Azimute, para discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A atualização é necessária para adequar o documento ao Marco Legal do Saneamento, incluindo projeções de crescimento populacional e de demandas futuras. A expectativa é concluir a revisão até dezembro.
“O plano será um guia técnico e confiável para orientar os próximos anos, garantindo coerência nas ações de água e esgoto do município”, destacou Cesari.
Ouça a entrevista: