O Jornal da Manhã desta terça-feira (23/7) recebeu, ao vivo, o médico e diretor de fluxo do Hospital Imigrantes, Dr. Celso Rufino Júnior. Em destaque, as doenças relacionadas ao inverno.
A estação mais fria do ano requer atenção especial para doenças respiratórias. As temperaturas mais frias favorecem a propagação dos vírus que causam infecções como gripe, resfriado e a Covid-19.
Além dessas, há um aumento significativo em casos de sinusite, rinite e crises de asma e bronquite. A disseminação dessas doenças ocorre, principalmente, devido ao confinamento em locais fechados e mal ventilados, o que facilita a circulação de microrganismos, especialmente vírus respiratórios.
Em ambientes fechados, a transmissão de vírus respiratórios é significativamente maior. Por isso, é essencial manter os locais bem ventilados.
Além disso, as mãos são uma via comum de infecção e requerem atenção especial. Os especialistas recomendam a higiene adequada das mãos com água e sabão, esfregando todas as partes, como palmas, dorso, entre os dedos e punhos.
Outras recomendações incluem manter-se hidratado, seguir uma alimentação balanceada, manter a prática regular de atividades físicas, e usar roupas adequadas para a estação.
Evitar mudanças bruscas de temperatura é também muito importante, e pessoas com imunidade reduzida, além de idosos e crianças, são mais vulneráveis a doenças respiratórias.
Em caso de sintomas, fique atento e procure seu médico.
Ouça a entrevista: