Na manhã desta quinta-feira 21, por volta das 7h09, o Grupamento de Busca e Salvamento de Porto Belo foi acionado para uma ocorrência envolvendo uma embarcação de pequeno porte que havia emborcado nas proximidades das pedras, na região da Ponta de Porto Belo, no bairro Araçá.
Segundo informações do COBOM, havia duas vítimas na água, ambas sem coletes salva-vidas. Imediatamente, foi deslocada a Moto Aquática 01 (MA-01) para agilizar o atendimento e priorizar o resgate.
Vítimas estavam conscientes, mas com sinais de hipotermia
Ao chegar ao local, os socorristas localizaram os dois pescadores — um deles ainda na água, e o outro agarrado à embarcação parcialmente submersa. Ambos foram resgatados com segurança e, após avaliação, apresentavam quadro leve de hipotermia, mas estavam conscientes e orientados.
Eles foram levados para um ponto seguro e receberam atendimento inicial.
Barco foi retirado da água com apoio de outras embarcações
Além do resgate das vítimas, foi necessário mobilizar uma operação para retirar o barco de 7 metros com motor de 50 hp, que estava com apenas a proa visível. Com o apoio da embarcação BI-Matadeiro e de uma embarcação de médio porte de terceiros, foi possível rebocar o barco até a baía da praia do Araçá.
A embarcação, apesar do incidente, não sofreu maiores danos e ficou aos cuidados do proprietário.
Uso de coletes salva-vidas pode evitar riscos maiores
O Corpo de Bombeiros reforça a importância do uso obrigatório de coletes salva-vidas em qualquer atividade náutica. O equipamento é essencial para garantir segurança em situações de emergência e pode evitar complicações como afogamentos ou quadros graves de hipotermia.