Uma carga de cocaína diluída em garrafas de refrigerante de guaraná foi descoberta pela Receita Federal na tarde desta sexta-feira (28), no complexo portuário de Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina. A droga estava escondida em 300 garrafas que seriam enviadas por navio para a Eslovênia, na Europa.
Segundo os agentes, a descoberta foi possível por meio de trabalho de inteligência, uso de escâneres, cães farejadores e monitoramento de cargas suspeitas.
Carga chamou atenção em inspeção de rotina
Durante a verificação, os fiscais identificaram inconsistências no conteúdo das garrafas. Um teste foi feito ainda na área do porto e confirmou que se tratava de cocaína. A substância estava diluída no líquido para tentar escapar da fiscalização.
A apreensão reforça o uso de métodos cada vez mais sofisticados por parte de grupos criminosos para camuflar drogas em exportações.
Material foi entregue à Polícia Federal
Após a apreensão, todo o material foi repassado à Polícia Federal, que agora conduz as investigações para identificar quem são os responsáveis pelo envio e quem receberia a droga no país europeu.
A operação integra os esforços de combate ao tráfico internacional nos portos da região Sul. Apenas em 2025, a Receita Federal já reteve mais de 2,3 toneladas de cocaína em portos do Paraná e de Santa Catarina.














