Publicidade

Educação Ambiental: Calwer Mineração gera consciência ambiental em escola de Botuverá

Alunos da Escola Reunida Professora Maria Luiza da Silva Dias aprenderam sobre a fauna do município

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Publicidade

Na última semana, a Calwer Mineração realizou uma atividade de conscientização ambiental na Escola Reunida Professora Maria Luiza da Silva Dias, no bairro Ribeirão do Ouro, em Botuverá. Na oportunidade, a bióloga da empresa, Juliane Luzia Schmitt Pereira, ensinou às crianças curiosidades sobre a fauna do município e a importância da sua conservação. Além disso, cada aluno foi presenteado com uma muda de árvores nativas da região.

“O principal objetivo foi destacar a importância da preservação da natureza e dos animais. Durante as atividades, utilizamos alguns exemplares de animais silvestres taxidermizados (empalhados), pois muitos dos alunos não conheciam essas espécies. Com isso, ressaltamos a importância e as funções que esses animais exercem na natureza e também para que possamos ter um meio ambiente equilibrado”, explicou a bióloga.

Juliane ressalta que, no município, a caça ainda é uma tradição praticada e afeta a população de animais silvestres. Por isso, a bióloga enfatiza a necessidade de conscientização, especialmente a partir das crianças.

“Além de expor a importância que os animais têm para a preservação do meio ambiente, foram enfatizadas ações que podemos fazer para ajudar a natureza, como por exemplo, não caçar e não capturar animais silvestres; destinar o lixo adequadamente e plantar árvores. Para finalizar a atividade, cada estudante recebeu uma muda de árvore nativa e escolheu entre Ipê-amarelo, Ipê-rosa, Araçá e Cerejeira. A atividade é uma forma de incentivá-los a cultivar as plantas e preservar a natureza”, frisou.

Outras ações
Juliane ainda conta que a empresa promove outros projetos voltados para a educação ambiental, como distribuição de mudas de árvores e palestras de conscientização com os colaboradores.

“A Calwer Mineração já disponibilizou mudas de árvores para outras entidades, como a Reserva Biológica da Canela Preta e a Prefeitura Municipal de Botuverá, para que pudessem utilizar em ações voltadas para a preservação ambiental. Em relação aos colaboradores, promovemos palestras relacionadas ao cuidado e manejo de resíduos e a necessidade de preservação da fauna e da flora”, afirma a bióloga.

Ela finaliza destacando a relevância de discutir esse assunto no ambiente laboral. “Isso desperta a consciência para o valor e a importância da preservação do meio ambiente. Sabemos da cultura da caça e esperamos, pelo conhecimento, mudar essa perspectiva”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.