O foco temático das visitas da comitiva oficial de Brusque à Alemanha mudou nesta quarta-feira (27). O assunto da vez agora foi educação, com o prefeito André Vechi e os demais integrantes conhecendo diversas escolas ao longo do dia.
Chamou a atenção da comitiva o diferente sistema educacional alemão, que se difere muito dos métodos aplicados no Brasil. Além disso, os valores de investimentos em laboratórios e pesquisas são incomparáveis. “A gente pode conhecer um pouco dos projetos, das ações, o laboratório deles de química, que só nesta escola foi investido mais de 2 milhões e meio de euros”, comentou o prefeito André.
“É uma outra realidade, é claro, mas a gente pode ver um pouco da estrutura e de como eles trabalham essa questão da educação”, disse.
Os visitantes brasileiros puderam ainda entrar numa sala de aula com realidade virtual, algo ainda distante da realidade não apenas de Brusque, mas de todo o Brasil de um modo geral.
Por fim, a comitiva brusquense se encontrou com o presidente do distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, além do diretor financeiro, Ragnar Watteroth, quando puderam apresentar o projeto de um parque ecológico na Área 41, na Beira Rio, próximo aos Correios.
“Eles ficaram muito entusiasmados com encaminhamento da nossa equipe de arquitetos junto com a equipe deles, que vai elaborar todo o projeto arquitetônico do parque, para daí no ano que vem a gente poder bater o martelo e iniciar as tratativas já para a construção e, eventualmente até alguma linha de financiamento”, afirmou o prefeito André Vechi.
“Claro que esse foi o primeiro passo. A gente está trabalhando muito aqui para poder levar boas ideias, boas notícias e projetos concretos para poder melhorar a vida do cidadão brusquense”, finalizou.