Publicidade

Educadores de Brusque brilham no 15º Workshop de Robótica Educacional

Projetos apresentados no evento fazem parte do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (Projeto LIRE)

Fonte: Secom/Brusque

Publicidade

Quatro servidores da Rede Municipal de Ensino de Brusque representaram a cidade no 15º Workshop de Robótica Educacional (WRE), realizado na última quinta-feira (14), em Goiânia. Os trabalhos apresentados destacaram projetos inovadores que integram tecnologia e ensino, reafirmando Brusque como referência em educação pública de qualidade.

“Temos o compromisso de apoiar nossos educadores para que transformem ideias em práticas inovadoras”, comentou a secretária de Educação, Franciele Mayer, comemorando o reconhecimento. “O destaque de nossos servidores em eventos como este demonstra o impacto positivo que estamos alcançando. Essas conquistas elevam a qualidade do ensino em nossas escolas e projetam Brusque como um modelo para outras regiões”, afirmou.

Franciele destacou ainda o poder transformador dos projetos desenvolvidos na rede municipal. “Muitas iniciativas nascem de forma simples, dentro das salas de aula, mas ganham grande relevância ao se tornarem instrumentos de transformação educacional. Exemplos disso são programas como o Edutech e a Feira do Empreendedor, que mostram a força do nosso ensino público.” Ela finalizou agradecendo aos educadores pelo empenho e dedicação: “Esses resultados só são possíveis graças à paixão e ao comprometimento de nossos professores e servidores. Nosso reconhecimento e gratidão a todos eles.”

Inovação educacional através da robótica

Os projetos apresentados no evento fazem parte do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (Projeto LIRE), iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Brusque desde 2022. O projeto promove temas como Computação Desplugada, Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital para alunos da pré-escola ao ensino fundamental. Por meio de atividades práticas, os estudantes desenvolvem raciocínio lógico, criatividade e habilidades de trabalho em equipe.

Trabalhos apresentados no WRE 2024>

“Robótica como Ferramenta Auxiliar na Construção de Recursos Didáticos Lúdicos para a Literatura Infantil” – Autoras: Vanessa Campeol Dierings e Édina Dors Leoni (Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira).

“O Uso Pedagógico da Estação Meteorológica Digital Online no Ensino de Matemática para Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental” – Autores: Marinalva da Costa Santos, Rogério Santos Pedroso, Amanda Marques Cavichioli e Catia Helena Soares Barni (Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto).

“Alunos do Clube de Robótica Criam a Maquete Interativa do Parque das Esculturas Ilse Teske” – Autores: Vanessa Lopes Sant’Ana, Venício Bottamedi e Graziela Maffezzolli (Escola de Ensino Fundamental Georgina de Carvalho Ramos da Luz).

“Robótica Educacional Como Estratégia Metodológica Para Melhorar o Desempenho Escolar em Matemática” – Autor: Thiago Alessandro Spiess (Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Moritz).

Conforme a professora Vanessa Campeol Dierings (CEI Emília Floriani de Oliveira), a robótica vai muito além da construção de robôs e programação. Ela está presente no nosso dia a dia, e, na educação infantil, é onde os conceitos iniciais ganham forma. “Foi desafiador e gratificante apresentar um projeto que mostra o potencial da educação pública. A valorização do nosso trabalho diário é essencial, e essa participação foi um primeiro passo significativo para avançarmos na área, comenta;”

Já para Marinalva da Costa Santos (EEF Cedro Alto), a emoção de apresentar o trabalho em um evento desta magnitude é indescritível. “Foi emocionante apresentar nosso trabalho com a estação meteorológica digital. Ver a prática ultrapassar os muros da escola e colocar os alunos como protagonistas foi uma experiência inesquecível”.

De acordo com o diretor Thiago Alessandro Spiess (EEF Dr. Carlos Moritz), participar do WRE foi transformador. “Apresentei um artigo sobre o uso da robótica para melhorar o desempenho em matemática e fiquei emocionado com o reconhecimento. Representar nossa escola em um evento internacional e ter o artigo publicado em uma revista de prestígio é motivo de grande orgulho”, salienta.

Por fim, Vanessa Lopes Sant’Ana (EEF Georgina de Carvalho Ramos da Luz) comenta sobre a apresentação de seu projeto. “Foi inspirador apresentar a maquete interativa do Parque das Esculturas Ilse Teske. Esse trabalho envolveu criatividade e aprendizado significativo, além de receber feedback valioso em um ambiente rico em inovações educacionais”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.