A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) inaugurou na manhã desta quinta-feira (7/8) a nova Escola SESI de Referência em Brusque. A unidade está localizada no Bairro Primeiro de Maio, no mesmo terreno onde já funciona o SENAI, e recebeu um investimento de R$ 39,6 milhões.
Com 6,6 mil metros quadrados de área construída, a escola conta com 26 salas de aula, biblioteca, auditório, oito laboratórios, áreas de convivência, quadra de esportes e espaço maker — um ambiente inovador com foco no aprendizado baseado na prática.
É a quinta escola deste modelo inaugurada pela FIESC em dois anos. A primeira foi entregue em Itajaí (2023), seguida por Joinville (2024), Videira (fevereiro de 2025), Lages (na última terça-feira, dia 5), e agora Brusque.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, prefeitos de Brusque, André Vechi, e Guabiruba, Valmir Zirke, além de representantes de entidades empresariais, docentes e alunos.
“Nosso compromisso é com uma educação que transforma vidas e fortalece as comunidades. Com estas escolas, queremos preparar nossos estudantes para liderar o futuro com criatividade e protagonismo”, destacou o presidente da FIESC.
A Escola SESI de Referência em Brusque deve impactar diretamente cerca de mil famílias, principalmente de trabalhadores da indústria. O investimento faz parte do plano de ação da FIESC, que prevê a destinação de mais de R$ 1 bilhão para iniciativas educacionais em Santa Catarina até 2030.
Educação transformadora
As Escolas SESI de Referência adotam a metodologia de ensino STEAM — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática —, promovendo o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e de habilidades práticas. Elas funcionam como modelo para as demais unidades da rede, com foco em metodologias ativas, integração com a formação profissional e infraestrutura completa.