Pelo bem-estar social e em cumprimento ao dever cívico com a comunidade, nesta terça-feira (19) foi realizada a formatura de 294 estudantes das escolas Frei Godofredo e Professor Honório Miranda, no Projeto Protetores do Lar. A iniciativa é desenvolvida pela Rede Catarina, em parceria com a *Polícia Militar de Santa Catarina, sob a coordenação do sargento Luciano Fernandes e da cabo Sabrina Meyer da Silva. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes da EEB Frei Godofredo.
O projeto tem como objetivo conscientizar adolescentes sobre a importância do respeito, da proteção e do combate à violência doméstica. Durante o curso, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio receberam orientações sobre temas fundamentais, como a Lei Maria da Penha, os impactos emocionais da violência no ambiente familiar e as formas de proteção às vítimas. Ao longo do programa, o conteúdo foi trabalhado de forma didática, unindo aspectos jurídicos, históricos e psicológicos, com foco na prevenção e no fortalecimento dos valores de cidadania.
“Como delegado de Polícia Civil, acompanhei de perto a dura realidade das famílias marcadas pela violência doméstica. Sei o quanto essa violência não atinge apenas a mulher, mas abala toda a estrutura familiar e social. Por isso, projetos como este têm um valor incalculável: eles trabalham na base, com a conscientização e a prevenção, formando uma geração mais consciente e preparada para construir uma sociedade de respeito e proteção”, destacou o prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich.
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, é parceira do projeto, que incentiva os alunos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, disseminando atitudes de respeito, proteção e enfrentamento à violência.
*Gaspar é uma das cinco cidades atendidas pelo 18º Batalhão de Polícia Militar com sede em Brusque que contempla a seguinte região: Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota.