Publicidade

Vereadores pedem providências em relação a empresa de resíduos no bairro Limeira

Conforme vereador, moradores relatam incômodo constante com o mau cheiro na região

Fonte: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

Publicidade

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou, nesta terça-feira (12), o Requerimento nº 143/2025, assinado por oito parlamentares, solicitando ao prefeito que intervenha junto aos órgãos de fiscalização ambiental para que sejam tomadas providências sobre as atividades de uma empresa de processamento de resíduos no bairro Limeira. O documento cita as constantes reclamações de moradores sobre o forte odor proveniente do local, que estaria causando incômodo significativo à comunidade.

Empresa já teve terreno público revogado

A iniciativa lembra que a Lei Municipal nº 4.744, de 13 de dezembro de 2024, revogou a Lei nº 4.409, de 8 de setembro de 2021, que havia autorizado a doação de um terreno público à empresa. Os vereadores defendem que sejam verificadas as condições de uso da área, o cumprimento das obrigações legais e os impactos ambientais das operações.

Moradores relatam perda de qualidade de vida

Um dos autores do requerimento, vereador Joubert Renato Lungen, falou sobre a urgência do caso. “O pessoal está reclamando do mau cheiro. Já houve várias etapas que consolidam o fechamento da empresa, mas até agora ela não fechou. As famílias vivem lá há muito tempo e hoje falam até em vender suas casas por causa disso. É um incômodo. Não dá para convidar pessoas para almoçar em casa, porque o odor é insuportável”, afirmou.

O parlamentar lembrou que o processo se arrasta desde 2022, sem solução definitiva. “Se me perguntarem se o pessoal acredita que vai ser fechado, eu digo que não. Moradores antigos já querem vender suas moradias porque perderam a confiança na Justiça. Já houve votações nesta Casa pelo fechamento e reintegração do terreno, mas nada foi cumprido.”

Pedido será encaminhado à Justiça

Segundo Lungen, o requerimento aprovado será anexado a um novo pedido a ser enviado ao Fórum, na expectativa de que a juíza responsável analise novamente a situação. “A gente fez esse requerimento para pressionar mais o Judiciário. A empresa não se pronuncia, não temos contato. Quando vamos lá, parece fechada, mas o mau cheiro continua. Há relatos de que à noite eles trazem os produtos. A empresa nunca conversou comigo e acredito que com nenhum dos vereadores que assinaram o documento.”

O requerimento foi assinado pelos vereadores Jean Carlo Dalmolin, Antonio Roberto dos Santos Silva, Joubert Renato Lungen, Paulo Rodrigo Sestrem, Pedro Correa da Silva Neto, Cassiano Tavares e Alessandro André Moreira Simas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.