Um incêndio atingiu uma embarcação atracada em um píer na noite deste sábado (20), em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta das 23h55 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a corporação, foi constatado que a embarcação, com aproximadamente 24,7 metros de comprimento e construída em madeira, já estava sendo consumida pelas chamas na parte superior do convés.
Para o combate ao fogo, os bombeiros montaram duas linhas de ataque. A estratégia adotada foi suficiente para a extinção do incêndio, que durou cerca de uma hora e meia.
Em razão do material da embarcação, após o controle das chamas ainda permaneceram brasas em alguns pontos, sendo necessário o trabalho de resfriamento por aproximadamente 30 minutos, conforme novos focos surgiam. Ao todo, foram utilizados cerca de 15 mil litros de água durante a ocorrência.
O Corpo de Bombeiros também acionou o Bombeiro Voluntário para apoio. As equipes permaneceram em prontidão para eventual necessidade de abastecimento de água da viatura, o que não foi necessário.
Após o encerramento da ocorrência, o proprietário da embarcação instalou uma linha de captação de água do mar, com o objetivo de conter qualquer possível reignição. Conforme avaliação inicial realizada no local, o princípio de incêndio teria origem em um curto-circuito no ponto de conexão da rede elétrica externa, ligado ao sistema de carregamento utilizado no interior da embarcação.
Fonte: Corpo de Bombeiros
















