A Urbanize Engenharia e Construção divulgou nesta terça-feira (21/10) nota de esclarecimento em que nega qualquer responsabilidade pelo erro ocorrido no anúncio da realeza da 39ª Fenarreco. O episódio aconteceu durante o concurso realizado no último domingo (19), quando a candidata Tânia Klein foi anunciada como segunda princesa, embora o resultado oficial apontasse Laisa Gums como legítima vencedora da posição.
Segundo a empresa, sua participação no evento ocorreu apenas na condição de patrocinadora da “Cota Realeza”, prevista no Edital de Chamamento Público nº 001/2025, cabendo-lhe o fornecimento de trajes, adereços e a contratação dos apresentadores. A organização, apuração dos votos e gestão dos resultados, segundo a nota, seriam de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora da Fenarreco, vinculada à Fundação Municipal de Turismo de Brusque (Fumtur).
Em nota, a Urbanize afirma que os nomes das vencedoras foram anunciados com base em documento oficial repassado pela Comissão Organizadora momentos antes da divulgação pública e que não teve qualquer participação na contagem ou validação dos votos.
“Os nomes das vencedoras foram anunciados com base em informação oficial repassada por escrito pela própria Comissão momentos antes da divulgação. A Urbanize cumpriu fidedignamente seu papel de anunciar o resultado que lhe foi entregue”, diz o comunicado assinado pelo advogado Engelbert Riehs.
A empresa informou que a “nota oficial que imputa o erro à Urbanize não condiz com a realidade dos fatos e destoa das responsabilidades formalmente pactuadas”. A divulgação foi feita pela pela Prefeitura de Brusque e pela Fumtur que afirmaram ter ocorrido uma falha “no momento do anúncio público, sob responsabilidade da empresa patrocinadora”.
A Urbanize ressaltou ainda que atua com ética e boa-fé, lamentando o transtorno causado às candidatas e ao público, mas reafirmando que “a imputação do erro à empresa não condiz com a realidade dos fatos”.
“Reafirmamos nosso respeito e apreço pela Fenarreco, parabenizamos a realeza eleita e nos colocamos à disposição para esclarecimentos”, conclui a nota.
Entenda o caso
Durante o anúncio da realeza da 39ª Fenarreco, um erro na divulgação do resultado fez com que a candidata Tânia Klein fosse anunciada como segunda princesa, quando na verdade a classificação correta colocava Laisa Gums nessa posição.
Após o equívoco, a Comissão Organizadora decidiu criar o título de terceira princesa, para que nenhuma candidata fosse prejudicada. Assim, a nova composição da realeza ficou definida da seguinte forma:
- Rainha: Caroline Leite
- 1ª Princesa: Letícia Kohler
- 2ª Princesa: Laisa Gums
- 3ª Princesa: Tânia Klein
Confira, abaixo, a nota emitida na manhã desta terça-feira (21) pela empresa:
NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE BRUSQUENSE
Por meio de sua assessoria jurídica, a Urbanize Engenharia e Construção, na qualidade de empresa cidadã e fomentadora da cultura local, vem a público prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos durante o concurso para a escolha da Realeza da 39ª Fenarreco, evento do qual se orgulha de ser patrocinadora por meio da “Cota Realeza”.
Inicialmente, cumpre-nos informar que nossa participação no referido concurso, conforme estabelecido no Edital de Chamamento Público nº 001/2025 e no correspondente Termo de Patrocínio, limitou-se ao provimento dos itens descritos na cota, como trajes, adereços e a contratação dos apresentadores do evento. A organização, coordenação, apuração dos votos e a gestão dos resultados foram de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora da 38ª Fenarreco, vinculada à Fundação Municipal de Turismo de Brusque.
No dia do evento, a equipe de apresentação, contratada pela Urbanize, atuou em estrita conformidade com as diretrizes recebidas da Comissão Organizadora. Os nomes das vencedoras foram anunciados com base em informação oficial repassada por escrito pela própria Comissão momentos antes da divulgação. A Urbanize, por meio de seus apresentadores, cumpriu fidedignamente seu papel de anunciar o resultado que lhe foi entregue, não possuindo qualquer ingerência ou participação no processo de contagem e validação dos votos.
A posterior constatação de um equívoco na apuração, que levou à meritória decisão da Comissão de incluir uma terceira princesa, não pode, sob nenhuma hipótese, ser atribuída à nossa empresa. A nota oficial que imputa o erro à Urbanize não condiz com a realidade dos fatos e destoa das responsabilidades formalmente pactuadas.
A Urbanize Engenharia e Construção lamenta o transtorno gerado às candidatas e ao público, mas reitera que sua conduta foi pautada pela ética e pela boa-fé, cumprindo rigorosamente o escopo de suas obrigações como patrocinadora.
Reafirmamos nosso respeito e apreço pela Fenarreco, parabenizamos a Realeza eleita e colocamo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
Urbanize Engenharia e Construção
Engelbert Riehs
OAB/SC 51.649
Brusque/SC, 21 de outubro de 2025.
















