Durante a Fenasan 2025, uma das maiores feiras de saneamento ambiental da América Latina, a equipe do Samae de Brusque marcou presença e se deparou com uma exposição especial: a Save Water, empresa responsável pela execução da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Zantão, em Brusque, apresentou o projeto como um dos destaques da feira.
A comitiva brusquense acompanhou de perto a apresentação da estrutura, que chamou a atenção dos visitantes por seu modelo inovador e sustentável. “Para nós é uma honra termos participado deste projeto, desde a etapa de concepção, execução da base civil, tanques e da própria ETA modular em si. Hoje ela já está operando, é um case de sucesso: uma ETA totalmente automatizada, tratando água com excelência, e que representa um bem para a população, assegurando o padrão de qualidade que o Samae de Brusque fornece”, afirmou o engenheiro Gustavo Chaves, da empresa responsável, SaveWater.
O diretor-presidente do Samae relembra a importância da obra. “Essa nova ETA modernizou e garantiu mais segurança para o tratamento do Zantão. Com ela, mesmo com o aumento da turbidez da água, o tratamento continua. Isso garante mais água armazenada e mais água distribuída para essa região. Ver o projeto sendo exibido em uma feira tão importante é gratificante”.
ETA Zantão
A bairro Zantão contava com uma Estação de Tratamento de Água convencional, mas foi substituída por uma modular. Devido ao aumento da turbidez do local nos últimos anos, a melhoria foi necessária.
A obra foi executada e testes foram feitos. Agora o local consegue produzir até 83 mil litros de água por hora, sem interrupções devido à chuva ou aumento da pressão, o que não era possível anteriormente.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque













