Publicidade

Encontro entre moradores e Prefeitura discute construção de UBS no Loteamento Schaefer

Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (4/4)

Fonte: Pedro Paulo Angioletti/Rádio Araguaia FM

Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (4/4), uma reunião no Loteamento Schaefer, no Centro de Brusque, reuniu o vice-prefeito Deco Batisti, o Procurador Rafael Maia, representantes do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA), vereadores e moradores locais para discutir a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região. O encontro, que começou com um tom de esclarecimento, se transformou em um espaço de intensos debates entre os moradores e a administração pública.

O Procurador do Município, Rafael Maia, abriu a reunião explicando a escolha do terreno. Segundo ele, a área é pública e a única disponível para a construção da UBS. “A nossa intenção com essa reunião foi mostrar aos conselheiros do COMUSA e aos moradores que o local foi escolhido porque é o único possível para essa construção. Claro que houve questionamentos, como é natural, mas precisamos lembrar que essa área é pública e está sem nenhum impedimento legal. Temos que pensar no coletivo e na saúde de 15 mil pessoas que precisam de uma UBS de qualidade”, afirmou Rafael Maia. Ele também mencionou que os moradores entraram com uma ação judicial, e a Procuradoria irá apresentar sua defesa no ambiente adequado, o Poder Judiciário.

A fala do procurador gerou reações de alguns moradores, que não concordam com a escolha do local. Salésio Buss, representando os moradores da região, manifestou-se de forma contundente contra a construção na área, argumentando que o terreno foi concebido como uma área verde e de convivência, sendo destinado à preservação ambiental. Buss lembrou que, desde 1987, o loteamento considerava o local como uma área sem possibilidade de construção devido ao curso de um riacho. “Embora na matrícula imobiliária o terreno apareça como área comum, ele sempre foi visto pelos moradores como uma área verde. O loteador, na década de 80, declarou que essa área deveria ser preservada. Não somos contra a construção de postos de saúde, mas acreditamos que a escolha desse local foi equivocada”, afirmou Buss.

O morador também trouxe à tona uma questão que gerou bastante repercussão: a retirada da placa indicando a área como verde, que foi removida pela prefeitura pouco antes da reunião. Os moradores interpretaram a ação como uma tentativa de ocultar a identidade da área. “Se a prefeitura está tão segura da legalidade da construção, por que retirar a placa? Quem não deve, não teme”, questionou Salésio.

LEIA TAMBÉM:

Moradores questionam instalação de Unidade de Saúde no Loteamento Schaefer

Após reclamações, Secretária de Saúde explica construção de UBS no Loteamento Schaefer

Construção de UBS no Loteamento Schaefer repercute na Câmara de Brusque

O presidente do COMUSA, Robson Zunino, também se manifestou sobre o assunto. Ele explicou que o Conselho Municipal de Saúde recebeu um documento assinado por moradores solicitando uma posição sobre a construção da UBS e que, por isso, decidiu realizar uma visita ao local. “O COMUSA é um órgão deliberativo e, por isso, nossa missão é ouvir a população e avaliar as melhores opções para o município. A construção da UBS é uma demanda importante, mas precisamos garantir que o local escolhido seja adequado para todos”, afirmou Zunino.

Zunino também anunciou que o COMUSA fará uma reunião extraordinária na próxima quarta-feira (9/4), a partir das 18h, na Câmara de Vereadores, para discutir o projeto em detalhes e ouvir as opiniões da comunidade. “A presença da população será fundamental para que possamos tomar a melhor decisão. Se necessário, poderemos realizar uma segunda reunião para continuar a discussão”, disse o presidente do COMUSA.

O Conselho Municipal de Saúde, seguirá avaliando as informações e os argumentos apresentados para tomar sua decisão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.