Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz São Luís Gonzaga no dia 24 de dezembro para a missa das 19h, presidida pelo pároco, padre Hélio Feuser, e para a Missa do Galo, realizada à meia-noite e presidida pelo vigário, padre Rodrigo Tascheck.
“O Natal é sempre um momento de graça e nascimento, mas também o resultado de tudo o que buscamos intensamente durante o Advento, quando, a cada semana, tínhamos uma palavra que nos ajudava a viver esse tempo de forma mais profunda. E hoje queremos, de forma especial, agradecer a Deus por mais um ano que tivemos a oportunidade de viver e por todas as graças e bênçãos que já alcançamos e ainda vamos alcançar”, falou o pároco, padre Hélio Feuser.
Ele frisa que a data é um momento de união, reunião da família e também de alegria. “O nascimento de uma criança é sempre uma alegria para uma família e, para nós, como cristãos, saber deste gesto de amor que Deus teve para conosco, enviando seu próprio Filho. Nós queremos também pedir a Deus a graça para cada família que vem celebrar conosco, aqui na Matriz e em todas as comunidades, para que possamos sempre viver, de fato, o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento do Senhor.”
Padre Hélio completa desejando a todos um Natal abençoado. “Que possamos confirmar e reafirmar a nossa fé na Encarnação. O mundo nos apresenta outras propostas, mas a nossa fé, de fato, é o nascimento. Que o nosso grande presente para o Menino Jesus seja a nossa oração e que, em nossos corações, o reconheçamos como Deus, para vivermos intensamente todo este mistério que celebramos hoje”, afirmou.

Momento especial
Um dos momentos marcantes da celebração foi a acolhida do Menino Jesus, representado pelo pequeno Joaquim Werner. Para os pais, Jaimer e Raquel Werner, o convite para o filho foi recebido com muita alegria.
Nós servimos na Igreja e, para o que formos chamados, sempre damos o nosso sim. Quando recebemos o convite da equipe da liturgia, primeiramente foi uma surpresa e, depois, uma grande alegria, pois o Joaquim tem somente três meses e já tem a oportunidade de servir a comunidade, assim como nós”, comentou Raquel.
O pai, Jaimer, compartilha do mesmo sentimento e lembra que sua avó conta que ele também representou Jesus quando era bebê. “É uma grande emoção. Sabemos que o verdadeiro significado do Natal é Jesus, e o Joaquim poder representá-lo e levar essa mensagem para as pessoas é uma grande alegria. Eu também tive essa oportunidade quando criança. Minha avó sempre fala que, na nossa rua, havia a tradição de fazer o presépio vivo, e eu fui o Menino Jesus. Acredito que, mesmo não tendo tantas memórias deste momento, é a herança do servir que os pais passam para os filhos”, completou.

Missa do Galo
Neste ano, a Paróquia São Luís Gonzaga retomou a tradição da Igreja em celebrar a Missa do Galo, à meia-noite. O vigário, padre Rodrigo Tascheck, explica que a celebração é popularmente conhecida como “Missa do Galo”, mas este não é o nome oficial.
“Ela é conhecida por esse nome porque o galo canta na alvorada e, quando isso acontece, sabemos que a luz está próxima. Na celebração, a primeira leitura nos fala que o povo andava na escuridão e viu uma grande luz, que é o Menino Deus, a luz do mundo, que veio para dissipar as trevas. A Igreja também assumiu para si esse simbolismo, por isso o nome. Há ainda uma tradição antiga que diz que, na noite do Natal, o galo cantaria mais cedo em respeito ao Menino Deus. Outros afirmam que o nome vem do fato de as pessoas passarem a madrugada inteira em oração e saírem da igreja ao ouvir o galo cantar.”
Ele conta que, desde que a celebração foi anunciada, as pessoas comentavam com alegria e saudosismo esse retorno. “Foi emocionante ver a igreja cheia, com fiéis de diferentes idades, desde crianças até idosos, que vieram viver esse momento especial. Essa foi a primeira Missa do Galo que rezei como padre, e eu vinha me preparando em oração juntamente com toda a equipe. Para o meu ministério, foi algo muito marcante. Além disso, muitas pessoas não têm a recordação dessa missa; havia até mesmo toda uma geração que não sabia o que era. Os mais idosos têm a lembrança de participarem, e quando divulgamos a celebração, muitos mandaram mensagens felizes pelo retorno desta missa”, compartilhou
Para finalizar, padre Rodrigo deixa uma mensagem a todos. “Jesus nasceu para todos. Ele não espera que tudo esteja organizado para acolhê-lo. Ele vem no meio do caos, da escuridão e do frio, e faz morada no meio de nós. O Príncipe da Paz veio na certeza de que Ele caminha ao nosso lado”, completou.
















