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Escola de Brusque apresenta um novo caminho em tempos de indisciplina no Brasil

Instituição aposta em regras claras e rotina estruturada para melhorar o comportamento dos alunos

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A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Oscar Maluche vem adotando o projeto “Turma Destaque” como estratégia para incentivar a disciplina, organização e participação dos estudantes do sexto ao nono ano. A iniciativa funciona como uma competição saudável entre as turmas dos dois turnos e tem gerado impacto positivo no comportamento e no clima escolar.

O programa é organizado em ciclos mensais, nos quais as turmas acumulam pontos semanalmente. A pontuação é baseada em critérios como assiduidade, pontualidade, participação nas formações, comportamento em sala, organização e envolvimento em atividades cívicas.

A cada ciclo, a turma que registra o maior desempenho recebe um troféu simbólico e participa de uma atividade especial, que pode incluir sessão de cinema com pipoca, recreio ampliado, jogos ou tempo livre com Chromebook.

O acompanhamento é realizado diariamente pelos agentes cívico militares da escola, responsáveis por observar as atitudes dos estudantes e aplicar os critérios de forma contínua.

Atos como manter silêncio durante as formações, preservar a limpeza da sala e alcançar altos índices de presença rendem pontos extras. Já práticas como bullying, depredação, uso indevido de eletrônicos ou atraso resultam em perda de pontuação.

“Os agentes cívicos circulam pela escola com pranchetas e registram todas as ocorrências, como comportamento inadequado nas áreas comuns ou desrespeito a normas”, declara Kayo Franca Lacerda Sousa, coordenador pedagógico dos anos finais.

“E paralelamente eu analiso as anotações dos professores no sistema, como conversas excessivas, desorganização e atitudes inadequadas”, concluiu.

O programa tem melhorado muito a convivência entre os estudantes, criando um ambiente onde o respeito e a compreensão dos limites de cada um passam a fazer parte do dia a dia.

“Com a execução dessa proposta, a gente verifica a melhoria que houve em sala de aula, o comportamento entre os próprios alunos, o respeito, aquela empatia do aluno com o próprio aluno”, afirmou Rinaldo Ribeiro, agente cívico militar.

“O aluno vem para a escola para aprender, então ele tem o direito de aprender e ninguém pode tirar esse direito dele, nem o próprio colega”, encerrou.

Maria das Mercês, merendeira na escola, relata que a mudança de comportamento dos estudantes também pode ser percebida durante os momentos de alimentação. “Na hora do lanche eles vinham na bagunça, gritando, um correndo atrás do outro, fazendo alguém cair, se tivesse na frente derrubava mesmo”, destacou. “Agora eles chegam pro lanche bem caladinhos, todos educados, dão um bom dia para nós, dão uma boa tarde, e aí está tudo certo. Graças a Deus, o comportamento melhorou bastante”, concluiu.

Todas as ações são baseadas no “Projeto Valores”, que integra o projeto pedagógico das escolas cívico militares e busca desenvolver atitudes conscientes e solidárias.

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