A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu na noite de quinta-feira, 16 de outubro, a formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo 49 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso. O evento ocorreu no auditório da Uniasselvi.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, ressalta que o projeto fomenta a economia, capacitando profissionais para o mercado de trabalho. “Desde o início da Escola de Costura já formamos mais de 1200 profissionais aptos para ingressar no mercado de trabalho. A grande maioria chegou ao curso sem saber costurar, mas com o desejo de aprender essa profissão, e com a dedicação das nossas professoras, saem formados e já com um emprego na área ou até mesmo iniciaram sua própria confecção. Então é um projeto que realizamos gratuitamente em parceria com a Prefeitura, e contribui para a economia da região que tem como forte o setor têxtil”, afirmou.
Presente no evento o vice-prefeito, André (Deco) Batisti, comenta a importância da Escola de Costura para a qualificação da mão de obra. “Quando o projeto foi apresentado para mim e para o André, nós o abraçamos, pois vimos sua importância para capacitar profissionais de qualidade para o setor têxtil, que é tão forte em nossa cidade. E essa é uma demanda do município, que possui muitas vagas de emprego, mas falta mão de obra qualificada, e a AmpeBr realiza essa formação de forma gratuita. Então, essa parceria fortalece a iniciativa privada e a nossa economia, pois mais de 80% dos formandos já estão no mercado de trabalho”.
Aprendizado que agrega
Entre os formandos está a brusquense Joseane Klesl, que já trabalhava no setor têxtil como inspetora de qualidade, mas viu na Escola de Costura uma oportunidade de aperfeiçoar sua função.
“Através de uma pesquisa na internet, encontrei a Escola de Costura e me interessei muito. Entrei em contato com a AmpeBr para me inscrever. E, apesar de eu já trabalhar no ramo têxtil, como inspetora de qualidade, não tinha nenhuma noção de costura. Os aprendizados do curso ajudaram a aperfeiçoar meu trabalho, mas também aprendi uma segunda profissão, quem sabe futuramente inicio meu próprio negócio. Foi uma experiência muito positiva para mim”, afirmou.
Também buscando o curso para aperfeiçoar seus conhecimentos, Francine Aparecida Lira, compartilha que chegou às aulas sem ter nenhuma noção de costura e hoje já produz diversas peças.
“Eu estava fazendo um curso de modelagem, mas não sabia nada sobre costura, no máximo passar a linha na agulha, e alguns amigos que já passaram pela Escola de Costura me indicaram. Me interessei e iniciei as aulas e desde então aprendi muito, costurei diversas peças, algumas eu tinha dúvida se era de tal maneira e a professora sempre muito atenciosa ajudava nesses momentos. O curso foi muito bom pra mim e com certeza vou recomendar para mais amigos participarem também”, comentou.
Para a professora e coordenadora do curso, Maria Isabel Daroceski, o sentimento é de gratidão e felicidade pela formatura de mais uma turma. “Me alegro em ver os alunos formados, muitos que chegaram sem noção nenhuma de costura e hoje já estão trabalhando na área. É uma gratidão enorme poder ensiná-los essa profissão tão linda que é costura. Parabenizo a todos que se dedicaram nesses três meses e a partir da próxima semana já iniciamos novas turmas”, finalizou.