Publicidade

Escola de Costura da AmpeBr forma novos profissionais

Projeto em parceria com a Prefeitura de Brusque forma profissionais capacitados para o mercado de trabalho

Fonte: Ideia

Publicidade

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu na noite de quinta-feira, 12 de dezembro, a formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo 63 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, no evento ocorreu no auditório da Uniasselvi.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, fala da alegria de presenciar a formatura da última turma de concluintes do curso em 2024. Ele ressalta que o projeto fomenta a economia, capacitando profissionais para o mercado de trabalho. “Estamos muito felizes em ver mais uma turma se formando na Escola de Costura, ao longo do ano foram mais de 150 formandos. O intuito da nossa entidade é proporcionar às pessoas que aprendam uma profissão. São três meses de curso gratuito que oportuniza a essas pessoas começarem do zero e saírem já inseridas no mercado de trabalho. Além disso, muitos saem do curso empreendendo e iniciando seu negócio próprio, ou então finalizam o curso já inseridos no mercado de trabalho”, comentou Schoening.
Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, ressalta a relevância do projeto da AmpeBr. “A Prefeitura de Brusque é parceira, através da nossa secretaria, neste projeto, para a cadeia produtiva de Brusque. O setor têxtil é responsável pelo maior PIB do nosso município, e o mercado exige que cada vez mais os profissionais sejam qualificados para produzir um produto de excelência, então a Escola de Costura vem para contribuir com esse cenário e qualificar ainda mais o setor”, afirmou.
A coordenadora da Escola de Costura, Maria Isabel Daroceski, falou do sentimento de gratidão de formar mais uma turma. “É um sentimento de alegria muito grande formar novos concluintes, os últimos de 2024. Para mim como professora é um orgulho vê-los saindo da Escola de Costura já inseridos no mercado de trabalho ou até mesmo montando seu próprio negócio. Agora nossa expectativa é para no próximo ano recebermos novas turmas e formarmos novos alunos”, comentou Maria Isabel.
Ao final do evento, em parceria com a Uniasselvi, foi realizado o sorteio de uma bolsa de estudos na instituição e alguns brindes para os formandos.

Sonhos realizados
Com 53 anos de idade, a brusquense Lourdes Crespim, conheceu a Escola de Costura através de sua nora, que também participou do curso anteriormente. “Trabalho como doméstica e entrei no curso por indicação da minha nora. Ela me incentivou, fez minha inscrição e comecei. No começo eu pensei em desistir, mas a professora me aconselhou a continuar, as minhas amigas também e então continuei. Hoje já estou costurando algumas coisas em casa”, contou.
Ela ainda compartilha que gostou muito da capacitação e agora quer começar um negócio próprio. “Ainda estou trabalhando como doméstica, mas a partir do ano que vem pretendo trabalhar apenas com a costura, já comprei as máquinas e estou fazendo alguns trabalhos”, relata.
Assim como ela, Kely Evangelista, moradora de Guabiruba, também se formou nesta edição da Escola de Costura. Ela conta que começou no curso pois queria aprender a costurar para fazer suas próprias roupas. “Estava procurando um curso de costura para aprender a costurar para mim mesma, vi em algumas instituições, que acabaram não fechando turma. Então encontrei o da Ampe, me inscrevi e deu certo”, falou.
Ela pontua que durante o curso que nasceu a vontade de tornar a costura um empreendimento. “A professora sempre nos falou de vários alunos que criaram seu próprio negócio, então conforme eu ia aprendendo mais, via que era possível abrir o meu também. Minha família já possui uma talhação e vi a oportunidade de também fazer a parte da costura, pois é algo que os clientes falam que há falta de profissionais qualificados. Então, para o próximo ano, meu projeto é abrir uma facção”, ressaltou.
Kely finaliza sua fala afirmando que foi ótimo participar do curso e que indica para quem tem o desejo de aprender a costurar. “Gostei muito de tudo, tivemos muita liberdade de criar modelos e roupas que queríamos, então foram três meses de muito aprendizado e um ponta pé inicial para começar neste novo negócio”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.