Na última quarta-feira (2), data que marcou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Escola de Ensino Fundamental Paquetá, localizada no bairro Paquetá, realizou uma ação importante para as mães de seus alunos autistas.
A instituição deu início ao projeto “Cuidando de Quem Cuida dos Autistas”, que tem como objetivo oferecer acolhimento e suporte emocional para as mães que lidam diariamente com as demandas de criar filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A instituição conta com 50 alunos diagnosticados com TEA e, segundo a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Adriana Rosa Cardeal, a ideia surgiu da necessidade de apoiar as mães que lidam com a sobrecarga de terapias e outros desafios diários.
“O projeto nasceu da percepção de que muitas mães acabam sobrecarregadas e, muitas vezes, sozinhas, já que, além de cuidarem dos filhos, enfrentam o abandono de alguns pais. Queremos ser um apoio para elas”, explicou Adriana.
A ação será realizada mensalmente, com horários alternados para atender a um maior número de pais. “Queremos oferecer um espaço de acolhimento e também de educação, trazendo profissionais para ajudar com as questões que elas enfrentam”, completou.
Além disso, a escola se propõe a combater mitos e preconceitos sobre o autismo, promovendo uma maior conscientização dentro da comunidade escolar.